AFBNB 34 anos de luta: em 1987, entidade lançou a campanha “BNB forte, Nordeste forte”

80

O ano era 1987 e o jornal Nossa Voz estava em sua 16ª edição. Em pauta, uma campanha pelo fortalecimento do BNB, bandeira que nos move e nos pauta até hoje e continuará nos pautando enquanto o desenvolvimento regional e as instituições que contribuem para ele não forem prioridade.

Reproduzimos aqui a matéria “Campanha de Fortalecimento do BNB – comando programa atividade e dá continuidade à luta”, de junho de 1987

“O comando de luta da Campanha de Fortalecimento do BNB continua com reuniões semanais (todas as manhãs das sextas-feiras no auditório do Gapre), ocasião em que são programadas todas as atividades do movimento. Oportunidade também em que os coordenadores de cada comissão de trabalho apresentam as realizações do período, dando um perfil geral da campanha.

Atualmente, um dos principais trabalhos  realizados pelos membros do comando da Campanha é o da Assessoria Parlamentar, em Brasília. Desde o dia 18 de maio, Assessoria está em pleno funcionamento, com os companheiros Felipe Fialho, presidente da AFBNB, e Edgar Arilo, atuando junto aos parlamentares constituintes, no sentido de sensibilizá-los para as propostas de interesse da região.

Com retorno do presidente da AFBNB a Fortaleza, depois do trabalho realizado em Brasília, principalmente junto CISEE, para a liberação da PL, a companheira Cleide Bernal (Etene) seguiu para a Capital Federal para dar prosseguimento aos contatos, juntamente com o companheiro Edgar. A assessoria parlamentar se renova a cada 15 dias, através de rodízios entre membros do comando e os demais associados. A AFBNB estará convocando em breve companheiros das agências para seguirem para Brasília.

O companheiro Cláudio Ferreira Lima também encontra-se em Brasília desde o dia 4 de abril, onde assessora parlamentares das bancadas do nordeste. Segundo Cláudio, os trabalhos desenvolvidos são referentes à formulação e acompanhamento de pleitos da região e de acompanhamento técnico, durante a Constituinte. Cláudio participa da Subcomissão de Orçamento e Fiscalização Financeira e de Tributos e sistema financeiro, subsidiando vários parlamentares na elaboração de propostas.

PRESENÇA CONSTANTE

Além dos trabalhos desenvolvidos em Brasília, a AFBNB tem presença constante em todos os momentos de peso político, em que se exige a defesa do Nordeste e do BNB. No último dia 28 de maio, o presidente e o vice-presidente da Associação, Felipe Fialho e Osório Viana, participaram de um encontro reunindo constituintes do nordeste que integram a Subcomissão de Tributos. Os deputados Firmo de Castro (CE), Osmundo Rebouças (CE), Fernando Coelho (PE) e Benito Gama (BA) falaram non auditório do Gapre sobre os trabalhos desenvolvidos na Subcomissão, ocasião em que o deputado Firmo de Castro denunciou a completa desarticulação dos parlamentares do Nordeste em torno dos problemas da região.

Os representantes da AFBNB ressaltaram a importância de um maior engajamento dos constituintes do Nordeste em torno dos problemas da região, lembrando da necessidade de uma política que valorize os organismos de desenvolvimento, como BNB e a Sudene.

TELEX DE APOIO

Ainda na perspectiva de reforçar todas as iniciativas que contribuam para o fortalecimento o crescimento da Campanha de Fortalecimento do BNB, a AFBNB enviou aos governadores do Nordeste telex de apoio às resoluções do encontro dos chefes de executivos nordestinos, realizado em Natal, no dia 4 de maio. Os governadores do Ceará, Tasso Jereissati e do Piauí, Alberto Silva, acusaram o recebimento do Telex, reafirmando disposição de continuar a defesa dos legítimos interesses da região.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome