AFBNB se reúne com presidência da SUDENE e com funcionários do BNB

94



 


Em uma agenda intensa, a AFBNB – representada pela presidenta Rita Josina e pelos diretores Alci Lacerda e Edilson dos Santos – esteve neste dia 5, terça-feira, em Recife (PE) em momentos que uniram a pauta institucional e as demandas dos trabalhadores.


 


Reunida com o superintendente da Sudene, João Paulo Lima, a Associação resgatou todo o histórico de luta da entidade em relação ao Desenvolvimento Regional, incluso o apoio aos Órgaõs regionais, como a Sudene, narrando o esforço e empenho pela recriação dessa Superintendência, e a luta pela inclusão do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Conselho Deliberativo do órgão – o que não estava contemplado na proposta inicial – bem como com relação à manutenção nos mesmos patamares atuais da taxa de administração dos recursos do Fundo. Além disso, mais recentemente, as articulações feitas em Brasília em torno de projetos e normativos que impactam o FNE, como a PEC 87/2015 e a Resolução 4.470 do CMN, assim como do PLP 76/2007, que versa não só sobre a inclusão de municípios de Minas Gerais na área de abrangência da Sudene, mas todos àqueles do Espírito Santo e também do Rio de Janeiro, e do PL 532/2015, que impõe repasse de 10% dos recursos do Fundo para cooperativas. Por tudo isso, para a Associação é fundamental que a Sudene seja parceira no apoio à iniciativa da AFBNB, no sentido da organização das representações dos trabalhadores tanto em relação à participação estruturada no Conselho Deliberativo da Sudene quanto nas discussões precedentes à emissão das diretrizes e prioridades das programações anuais do FNE. Segundo João Paulo, a AFBNB será convidada doravante para as reuniões do Condel/Sudene, como era em passado recente, além de ter sido agendada reunião para discussão sobre as preocupações apresentadas pela Associação.


 


Os dirigentes da Associação reforçaram o convite feito ao presidente da Sudene para participação nas Reuniões do Conselho de Representantes e reiteraram o interesse e a disponibilidade em atuar junto em defesa da região e do fortalecimento das instituições de desenvolvimento.


 


Outra atividade foi a visita à Superintendência do BNB em Pernambuco, ocasião em que conversaram com o Superintendente sobre as demandas dos trabalhadores e ratificaram a importância dos gestores do BNB se inserirem nos debates em torno das pautas que impactam ou podem impactar a base, a exemplo da proposta de reestruturação do modelo de agências. Estiveram também na central de varejo de médio e pequeno porte, na Central Pronaf e na agência Centro, onde compartilharam as informações discutidas na Sudene e reforçaram o convite para que todos acompanhem as ações da AFBNB.


 


A AFBNB ao lado dos trabalhadores


 


Gestão Autonomia e Luta


Source: Notícias – 400

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome