Agenda institucional – AFBNB sempre presente!

68

A diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa da Silva e o diretor regional Reginaldo Medeiros estiveram em Brasília no dia 27 de julho para participar de uma audiência pública sobre fundos de pensão e se reunir com trabalhadores do BNB naquela base.

A audiência, promovida pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, teve por objetivo discutir as mudanças na governança dos Fundos de Pensão, como a Capef, propostas pelo Governo. A AFBNB está presente e tem acompanhado o debate em torno dessa temática em diversos fóruns, inclusive alertando para o que considera riscos para as Caixas de Previdência, como a criação de Diretores e Conselheiros Independentes nos Fundos de Pensão, que serão contratados via um processo de edital e entrevistas. Para a Entidade, isso é uma ameaça por diminuir a participação dos trabalhadores nas decisões das entidades.

A AFBNB também tem defendido e apresentado sugestões de melhorias para as Caixas de Previdência, como o fim do voto de qualidade ou minerva; a eleição para um Representante nos Comitês dos Investimentos das entidades previdenciárias fechadas sem fins lucrativos; e a instituição de Diretores Executivos eleitos e da Assembleia Geral Extraordinária para decisões estratégicas como alterações nos Estatutos e Regimentos Internos.

A AFBNB nas unidades

Os dirigentes da Associação estiveram nos últimos meses discutindo assuntos relacionados à luta institucional da Associação e questões funcionais relevantes de serem tratadas no âmbito da campanha salarial junto a trabalhadores de diferentes unidades. Além disso, a AFBNB abordou as recentes medidas da Camed, campanha salarial, cartão refeição e a próxima Reunião do Conselho de Representantes, que acontecerá em Recife nos dias 14 e 15 de setembro.

Dessa forma se reuniu com trabalhadores do CONAJ e do Gabinete da Presidência do BNB, na capital federal; em Sergipe (agências de Lagarto, Estância, Neópolis, N.Sra da Glória e Propriá); no Ceará (Horizonte, Pacajus, Maracanaú, Maranguape e Caucaia); no Rio Grande do Norte (Ceará-Mirim) e na Bahia (Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Jaguaquara).

Em Vitória da Conquista, além da reunião na agência, o diretor Waldenir Britto participou do encontro do Comitê em Defesa das Empresas Públicas.

 

Galeria
Agenda em Brasília – Gapre e Conaj

Agenda em Sergipe

 

Agenda na Bahia

AFBNB ao lado dos trabalhadores!  Gestão Unidade e Luta

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome