Audiência Pública: a importância do BNB e do FNE em discussão em Caruaru (PE) – a AFBNB esteve presente

992

A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), participou na última quarta-fera (4) de audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Caruaru (PE),  sob o tema “FORTALECIMENTO DO FNE (Fundo Constitucional  de Financiamento do Nordeste) E O IMPORTANTE PAPEL DO BNB  PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL”. A audiência foi requerida pelo vereador Marcelo Gomes (PSB) em atendimento a demanda da AFBNB, por interlocução da representante local da Associação, Flavia Bandeira. A Associação foi representada pela Diretora-Presidente Rita Josina  e pelo Diretor de Comunicação e Cultura, Dorisval de Lima.

Na mesa da audiência, além de Rita e do vereador propositor da matéria, fizeram parte representantes de sindicatos Bancários de Pernambuco; da Base Caruaru; dos Estados de Alagoas e Rio Grande do Norte. Em sua fala de abertura do evento o vereador Marcelo Gomes destacou a preocupação com a onda de privatizações e tentativas de fragilização porque passam os fundos: “os setores estratégicos da economia tem que estar na mão do Estado. Temos a preocupação com o BNB e com os Fundos Constitucionais, já que o BNB faz seus investimentos com o FNE.  Essa preocupação deve ser de todos os nordestinos e brasileiros”, ressaltou.

Rita Josina em sua participação explicou o importante trabalho feito pelo BNB na região, reafirmando a atuação da AFBNB ao longo de seus 33 anos pela valorização do Banco e de seus trabalhadores. Ela pontuou ainda a necessidade de recursos estáveis para a instituição no cumprimento de seu papel, “o trabalho do Banco é retroalimentado com a demanda da sociedade, garantindo recursos para o desenvolvimento de uma área que não tem as mesmas condições comparadas a outras regiões do País. Estamos dando visibilidade a esse tema para vermos formas de nos mobilizar para garantir a continuidade desse trabalho do BNB”, afirmou, citando a PEC 119/19 (compartilhamento dos Fundos) e a PEC 167 (destinação de recursos dos Fundos para obras de infraestrutura dos Estados), com a crítica sobre tais medidas e como estas ameaçam a atuação do Banco.

O Diretor de Comunicação e Cultura da AFBNB, Dorisval de Lima explicou a atual circulação de falácias contra as empresas estatais que se espalha pelo País, segundo ele “precisamos combater veementemente essas medidas que procuram destruir essa ação social do Estado”, sugerindo uma menção à casa contrária aos atuais projetos que tramitam no Congresso sobre a atuação dos fundos e seu papel no combate às desigualdades regionais.

A realização da Audiência Pública em Caruaru (PE) faz parte da ação institucional que a Associação desenvolve permanentemente, já tendo realizado eventos em diferentes cidades, como Fortaleza (CE), São Luís (MA), Natal (RN), Aracaju (SE), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), e uma sessão especial em Salvador (BA), sempre debatendo estratégias de fortalecimento do BNB e de defesa dos Fundos Constitucionais.

FNE, patrimônio do povo Nordestino.

Em defesa dos Fundos Constitucionais e do BNB

Gestão Unidade e Luta!

Veja galeria de fotos:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome