Campanha Salarial 2020: AFBNB segue firme, representando sua base nos fóruns da categoria

165

A Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) tem cumprido um papel relevante na luta em defesa dos trabalhadores e pelo fortalecimento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) de forma permanente ao longo dos 34 anos da sua trajetória. Testemunho disso é a sua inserção nas lutas dos bancários, histórico em que merece destaque as campanhas salariais da classe.

Assim, não diferente de como procedeu  nas outras oportunidades, em 2020 a Associação mais uma vez busca o protagonismo no intuito de pautar as bandeiras que historicamente tem defendido, bem como as  demandas atuais exigidas pela conjuntura. É uma ação que a Entidade desenvolve de modo a que, se não o conjunto, parte significativa das reivindicações venha a constar das minutas a serem constituídas pela base nos diversos fóruns e apresentadas aos patrões para negociação.

Neste contexto, os dirigentes da Associação têm participado dos eventos, a exemplo do Encontro  Estadual dos Bancários do Ceará, ocorrido no último dia 27 de junho, e da  22ª Conferência Regional dos Bancários – Federação dos Bancários Bahia e Sergipe que aconteceu no último dia 04 de julho . Também no dia 04, a convite do Sindicato dos Bancários do Maranhão, a Diretora- Presidente da AFBNB, Rita Josina, participou da plenária estadual dos bancários daquele Estado, tendo composto a mesa expositora. Na oportunidade, a Presidente fez uma abordagem acerca das questões pertinentes e das lutas no âmbito do BNB, discorreu sobre aspectos gerais da categoria e destacou as ações presentes da Associação, com ênfase para as bandeiras de lutas e reivindicações específicas, as quais constam em documento publicado recentemente com a visão da AFBNB sobre a campanha salarial (Reveja aqui).

Rita Josina enfatizou ainda o entendimento da Associação contrário à proposta de alteração do  estatuto da CAMED, cuja pretensa medida objetiva excluir o BNB da prerrogativa de instituição mantenedora da Caixa Médica por imposição do Governo Federal, nos termos da Resolução nº 23 da CGPAR. Assim, enfatizou que a aprovação implicará sério risco de inviabilidade da instituição, razão pela qual a Entidade está orientando pelo  “VOTO NÃO” na consulta a ser realizada nos dias 25 e 26 de agosto próximo, conforme documento publicado imediatamente ao anúncio do processo (leia matéria sobre o assunto).

Com estes propósitos, a AFBNB seguirá firme com a sua base e por ação dos seus dirigentes nas diversas localidades, somando-se aos sindicatos na luta por conquistas em prol dos seus representados.

 

A AFBNB ao lado dos trabalhadores
Gestão –  História e Autonomia para Lutar: a AFBNB em ação, sempre

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome