Daniel Almeida (PCdoB): “privatizar o Banco do Nordeste é um crime, um absurdo”

89

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) repudiou a inclusão do Banco do Nordeste (BNB) na lista de instituições a serem privatizadas pelo governo Bolsonaro, em discurso na Câmara, na terça-feira (12).

“É um crime, um absurdo! O Banco do Nordeste nesses mais de 60 anos tem sido um grande instrumento para o desenvolvimento do Nordeste, financiando infraestrutura”, afirmou o parlamentar.

O deputado disse que não se pode imaginar o banco ser entregue para o setor financeiro privado. “Vamos defender o Banco do Nordeste. Seus trabalhadores, seus funcionários estão presentes em cada canto do nosso país, especialmente os vinculados à agricultura familiar. Essa é uma bandeira de todo o Nordeste”, observou.

“Somente no ano passado, na Bahia, [o BNB] financiou mais de 8 bilhões de reais. É a principal instituição financeira de desenvolvimento regional não só do Brasil, mas da América Latina. Tem cumprido um papel fundamental na aplicação dos recursos do Fundo Constitucional para o Nordeste”, completou Daniel Almeida.

Além do parlamentar do PCdoB, o deputado Marx Beltrão, do PSD de Alagoas, também elevou sua voz em defesa do Banco do Nordeste. “Nós parlamentares do Nordeste não podemos admitir, em hipótese alguma, a possibilidade de privatização do Banco do Nordeste, que gera milhares de financiamentos e empregos no nosso Nordeste”, advertiu.

“Encaminhei um requerimento de informações ao ministro Paulo Guedes, para que explique sua questão sobre a privatização do Banco do Nordeste”, disse o deputado alagoano.

“O Banco do Nordeste é, acima de tudo, um banco de fomento. Não podemos, em hipótese alguma, aceitar que o Banco do Nordeste se transforme num banco capitalista, que visa apenas lucros”, disse.

“Através das ações do Banco do Nordeste, das linhas de crédito para os pequenos agricultores, o crescimento do turismo no Nordeste e do comércio, diversos empreendimentos foram montados, vários empregos foram gerados”, comentou.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome