Eleição para o CAREF-BNB: 21 a 25 de janeiro de 2019

491

No período de 21 a 25 de janeiro de 2019 os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) estão sendo chamados a votar para escolher o seu representante no Conselho de administração do Banco (CAREF-BNB). A votação no citado período se dá em primeiro turno. Caso haja necessidade de um segundo turno o mesmo está previsto para o período de 6 a 12 de fevereiro de 2019, conforme regulamento publicado pela Comissão Eleitoral que coordena o processo.

São considerados aptos a votar, de acordo com o regulamento eleitoral, todos os funcionários ativos do Banco na data do lançamento do edital (14/12/2018). Estão inscritos 19 candidatos, que promovem a campanha junto aos trabalhadores do Banco, tendo sido aprovadas suas candidaturas pela Comissão.

Os detalhes acerca da eleição para o CAREF-BNB, como edital, lista e informações sobre os candidatos e datas relativas ao processo estão disponibilizados no site do Banco do Nordeste através do endereço: https://www.bnb.gov.br/eleicao-caref e para votar virtualmente acesse o link https://eleicaobnb.azurewebsites.net 

O CAREF

O direito de voto para um representante dos trabalhadores nos Conselhos de Administração das empresas estatais, como é o caso do BNB, decorre das lutas dos funcionários, sendo, portanto, uma conquista dos mesmos em com junto com as suas entidades de representação – sindicatos e associações.

É oportuno lembrar que no passado, precisamente nos anos 1990, essa conquista foi interrompida de forma autoritária, por isto mesmo injustificada, e que com muita resistência e decisão da base foi reconquistada, como forma de contribuir para as relações democráticas tão necessárias para o país.  Por isto cabe aos trabalhadores a integral participação no processo eleitoral, e a valorização desse instrumento o qual, embora não seja de controle da classe, representa um espaço de voz para esta, a depender do perfil e do comportamento de quem a esteja representando no mesmo.

Nesta perspectiva a AFBNB destaca que é de suma importância a participação de todos os funcionários nestas eleições. O representante da base no Conselho de Administração do Banco tem um papel fundamental, haja vista se tratar de uma importante instância de governança do BNB responsável por discutir e deliberar sobre questões estratégicas, tanto do ponto de vista institucional, operacional, administrativas, quanto de recursos humanos.

Por força de Lei, o CAREF-BNB não possui voto direto nas decisões acerca das questões trabalhistas e/ou de recursos humanos. Todavia, cumpre ao mesmo a prerrogativa e o dever de pautar temas pertinentes a estas matérias no âmbito do colegiado, bem como junto à diretoria do Banco, sempre em sintonia com as manifestações da base. No mesmo sentido, também cumpre o papel de promover a interação com os funcionários sobre estes assuntos, de modo a dar transparência a seus atos enquanto tal.

Portanto, esteja atento às eleições para o CAREF-BNB, conheça os candidatos, o perfil dos mesmos e esteja consciente de que nos próximos dois anos este funcionário irá representar o interesse coletivo dos trabalhadores junto ao Banco, bem como os interesses da própria Instituição. Faça valer seu direito e vote consciente!

Confira abaixo a relação dos candidatos:

Alan Gutierri Brasiliano de Sousa

Antonio Adons de Oliveira

Bruno Ricardo Pena de Sousa

Carlos Virgílio Rodrigues Holanda

Eliane Libânio Brasil de Matos

Elias Ormonde Teixeira do Carmo

João Paulo Sobreira Nunes

João Robério Pereira de Messias

José Edilberto Gomes

José Frota de Medeiros

José Gutemberg Frota Rios

Lúcio Narciso Soares

Maria Luiza Sousa Barbosa

Micael Gomes Rodrigues

Reginaldo Silva Gonçalves

Rheberny Oliveira Santos Pamponet

Sergio Brito Clark

Valdemir de Jesus Araujo

Williams da Silva Rocha

AFBNB ao lado dos trabalhadores

AFBNB firme, com resistência e autonomia

Gestão Unidade e Luta

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome