AFBNB 33 anos: Contribuições ao Desenvolvimento Regional são enviadas a Ministro

109

Como sempre fez em sua trajetória de 33 anos, a AFBNB  produziu estudos, vários materiais e deu sua contribuição para um projeto de desenvolvimento nacional com enfoque nas questões regionais. O último desses documentos foi a cartilha “Desenvolvimento Regional, prioridade nacional” com estratégias e reflexões sobre o papel do Banco e sua importância para a região. O material foi encaminhado nos dois turnos eleitorais aos candidatos à Presidência em 2018, assim como à equipe de transição, em novembro do ano passado.

Reforçando mais uma vez seu compromisso com a busca do diálogo em prol do Nordeste, do BNB e dos seus trabalhadores, a AFBNB encaminha esta semana um pedido de reunião com o Ministro Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto para debater o tema e levar as diversas contribuições da Associação nesse sentido. Confira o teor da Carta enviada ao Ministro:

Fortaleza-CE, 12 de fevereiro de 2019.

A Sua Excelência o Senhor

Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto

Ministro do Desenvolvimento Regional

Assunto: Solicitação de audiência

Senhor Ministro,

A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), ativos e aposentados, com uma história de 33 anos a favor do desenvolvimento regional e do fim das desigualdades regionais; do fortalecimento das instituições públicas e da defesa dos trabalhadores.

Consideramos o Ministério do Desenvolvimento Regional um importante interlocutor com o qual gostaríamos de somar no intuito de contribuir para a superação das desigualdades que ainda assolam as regiões do país e contra as quais a AFBNB luta desde sua criação, por compreendermos que “não haverá solução para o Brasil sem solução para o Nordeste assim como há solução para o Nordeste sem solução para o semiárido” – parafraseando o ex-ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Mangabeira Unger.

Assim sendo, vimos por meio desta solicitar audiência com Vossa Excelência, ao tempo em que encaminhamos um documento produzido pela AFBNB intitulado “Desenvolvimento Regional, Prioridade Nacional”, que aborda as temáticas do recorte regional, políticas públicas de desenvolvimento, aspectos institucionais e questões do âmbito das relações de trabalho no BNB, no sentido de que sejam contempladas no trabalho de planejamento do governo. O mesmo documento foi encaminhado nos dois turnos eleitorais aos candidatos à Presidência em 2018, assim como à equipe de transição, em novembro do ano passado.

 

Reiteramos a importância da manutenção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) como empresa pública e braço atuante do Governo Federal na região, que impulsiona os mais diversos setores produtivos – de micro a grandes empresas, de energias renováveis ao incentivo à inovação. A expertise do BNB e o respeito que conquistou ao longo dos anos junto à sociedade credenciam a instituição e a legitimam como relevante agente promotor do desenvolvimento não apenas da área em que atua, mas consequentemente do Brasil.

Desde já agradecemos a atenção de V. Ex.ª e ficamos no aguardo quanto à data para a reunião solicitada.

Cordialmente

         Rita Josina Feitosa da Silva

     Diretora-presidente

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome