Fortalecimento do BNB – Associação cumpre agenda na Assembleia Legislativa do Ceará

567

A diretora-presidente e o diretor de comunicação – Rita Josina e Dorisval de Lima, respectivamente – da Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB), estiveram na manhã desta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, cumprindo uma agenda institucional que traz em seu bojo o fortalecimento das empresas públicas, em especial do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e de seus trabalhadores.

A ação dá prosseguimento à estratégia de interlocução com parlamentares nas casas legislativas para pautar a importância do BNB enquanto instituição promotora do desenvolvimento regional. O objetivo maior dessa estratégia é provocar a discussão sobre a reafirmação do Banco como ferramenta essencial para uma política de desenvolvimento e fazer o contraponto à tese equivocada de privatização que está sendo veiculada ultimamente.  A AFBNB preconiza que o segmento parlamentar cumpre um papel preponderante nesse contexto.

Na ocasião, estiveram reunidos com o deputado estadual Elmano de Freitas (PT) e o assessor Vicente Flávio Belém Pinho; protocolaram documento no qual reforça a relevância do Banco e solicita que o assunto seja pautado no âmbito da Assembleia, com pronunciamentos e audiências públicas, no gabinete do líder do Governo, dep. Júlio César Filho e de outros parlamentares.

A AFBNB vem atuando em diversas frentes de sensibilização para o tema e de mobilização de diferentes forças em defesa do Banco. Na semana passada, encaminhou a todas as presidências de Assembleias Legislativas dos estados na área de atuação do Banco documento semelhante ao protocolado nesta terça-feira, nos gabinetes da Assembleia do Ceará, acompanhado da cartilha “Desenvolvimento Regional, Prioridade Nacional” – que contém propostas defendidas pela Associação tanto no âmbito institucional quanto no âmbito funcional, de defesa e valorização dos trabalhadores.

Outra ação da Associação foi direcionada ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, com envio de materiais e solicitação de audiência para tratar das especificidades da atuação e do trabalho do BNB (veja aqui). Essa ação será estendida também para as demais Assembleias Legislativas e para as Câmaras Municipais da área de atuação do Banco.

Imprensa

Nesta agenda, Rita Josina e Dorisval de Lima também concederam entrevista na rádio FM Assembleia, bem como pautaram o assunto junto a redação da TV Assembleia, ambos  veículos da Casa.

Depoimento

Confira abaixo o depoimento do dep. Elmano de Freitas (PT-CE) sobre a importância do papel do BNB para o desenvolvimento regional:

1 COMENTÁRIO

  1. QUERO REGISTRAR O MEU COMENTÁRIO DIZENDO: SERIA UMA INJUSTIÇA PARA O NORDESTE SE POR ACASO O GOVERNO FEDERAL TENTASSE EM FUNDIR OU MESMO ACABAR COM O BNB. TRAIÇÃO TEM NOME. O BNB PARA QUEM AINDA NÃO SABE, PRECISA SER REVITALIZADO, PARA ENTÃO DAR CONTINUIDADE AS SUAS AÇÕES FINANCEIRAS QUE MUITO TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO NOSSO PAÍS. O BNB NADA MAIS É DO QUE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA QUE TRATA DO INTERESSE DOS MAIS POBRES EM NOSSA REGIÃO NORDESTINA. TIRÁ-LO DE CIRCULAÇÃO É DEIXAR ÓRFÃO UMA CAMADA DE GENTE QUE PRECISA SOBREVIVER COM JUSTIÇA E SOBERANIA. O GOVERNO PRECISA CONHECER DE PERTO O QUANTO ESSE BANCO É IMPORTANTE PARA O PAÍS, PELO MENOS RESOLVE AS NOSSAS QUESTÕES ECONÔMICAS REDUZINDO AS DESIGUALDADES QUE EXISTEM ENTRE AS DEMAIS OUTRAS REGIÕES DO SUL, DO SUDESTE E DO CENTRO OESTE. MINHA QUERIDA RITA JOSINO VAMOS FAZER TUDO PARA CONTINUARMOS LUTANDO PELO SALVAGUARDA DESSA INSTITUIÇÕES. DIZER A COMPANHEIRA QUE O NOSSO ENCONTRO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA FOI UM GRANDE AVANÇO DA ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA ENTIDADE. VAMOS SIM, JUNTOS, O BNB, O DNOCS, A SUDENE E A CODEVASF, VISANDO PRESERVAR O NORDESTE. SERÁ QUE ALGUÉM JÁ PAROU PARA ANALISAR QUE O BRASIL SEM O NORDESTE FICA ACÉFALO? VAMOS PENSAR NISSO. NA FORMAÇÃO DE UM CORPO, O SUL É A CABEÇA; O SUDESTE, AS PERNAS; O CENTRO-OESTE O CORPO, E O NORDESTE OS BRAÇOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome