Fortalecimento do BNB: Associação resgata ações realizadas em 2019

116

O ano ainda não chegou à metade, mas a AFBNB, sempre em sintonia com os propósitos de sua missão e os anseios da base, já realizou inúmeras ações em prol do fortalecimento do Banco, pela valorização  dos seus trabalhadores e, principalmente, pela manutenção do Banco do Nordeste do Brasil como principal órgão de fomento do desenvolvimento da Região.

Estas ações se dão em vários âmbitos, no político-institucional, na relação com a base, com representantes do próprio BNB, com demais movimentos da sociedade civil, em agendas permanentes e debates frequentes em toda a área de atuação do Banco, as quais tem se intensificado nos últimos meses.

Interlocução com parlamentares

No começo deste ano, a AFBNB esteve em constantes diálogos com parlamentares das casas legislativas da Região no sentido de viabilizar maiores debates em torno do fortalecimento do BNB, haja vista a atual conjuntura de ameaças e “balões de ensaio” sobre a permanência do Banco. Neste sentido, a Associação esteve na Assembleia Legislativa do Ceará reunida com os deputados Elmano de Freitas (PT) no dia 19 de fevereiro (Relembre aqui), com o deputado Romeu Aldigueri (PDT) em 27 de fevereiro (relembre aqui), e com o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal (PP), em março, para tratar da defesa do BNB.

Na Assembleia Legislativa do Ceará, a AFBNB articulou a realização da audiência pública em defesa do Banco, ao tempo em que reforçou com os parlamentares a importância de uma luta constante em prol de um BNB forte. Além disso, a Associação encaminhou ofícios sobre o tema para todos os parlamentares das Assembleias dos Estados da área de atuação do Banco.

Café Temático

No dia 18 de março, a AFBNB realizou um grande encontro com lideranças políticas, empresariais e de entidades representativas de trabalhadores para reforçar a luta pelo BNB. Denominado “Café Temático: O BNB em Discussão”, o evento foi realizado em Fortaleza (CE) e debateu com os presentes a necessidade de se lutar pelo Banco na sua integralidade, contemplando a essência do aspecto social e da sua missão histórica, de atender aqueles comumente excluídos do sistema bancário. Na ocasião, os presentes destacaram a criação da Frente Parlamentar em Defesa do BNB. (Relembre aqui)

Rodas de Conversa

Por duas ocasiões neste ano a AFBNB promoveu “Rodas de Conversas” com funcionários do BNB. A ideia destes encontros é buscar a aproximação e o diálogo com a base sobre os problemas enfrentados pelo Banco ao passo que também se constitui em um fórum de debates com pautas pertinentes ao BNB. Os encontros, acontecidos no Passaré, em Fortaleza, foram realizados nos dias 1º de março e 17 de abril e em ambos os trabalhadores tiveram voz para expor suas opiniões e reflexões acerca dos desafios e das possibilidades do BNB. A diretoria realizou ainda diversas reuniões em agências dos Estados de Alagoas, Piauí, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, dentre outros.

Audiência Pública e RCR

No dia 5 de abril, a Assembleia Legislativa do Ceará realizou uma Audiência Pública, que instalou oficialmente a Frente Parlamentar em Defesa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O evento foi articulado pela AFBNB no escopo da programação da 55ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB, realizada em Fortaleza (CE).

Compondo a mesa da audiência, a Diretora Presidente Rita-Josina, resgatou a luta que a Associação desenvolve desde sua criação em 1986 na reafirmação do BNB enquanto instituição de desenvolvimento. Ela destacou em sua fala a missão de todos os segmentos e unidades do Banco e a necessidade de reverter o atual cenário de riscos ao BNB e a seus trabalhadores. (Relembre aqui)

Imprensa

As ações da Associação têm tido espaço e repercussão nos meios de comunicação principalmente no que se refere aos debates acerca da defesa do BNB. Dorisval de Lima, em duas publicações “Fortalecer o BNB e os demais bancos públicos” (Jornal O Povo) e “Fortalecimento do BNB, um alerta à responsabilidade” (Jornal

O Estado), ressaltou os últimos resultados alcançados pelo Banco, comprovando sua excelência e atuação pelo desenvolvimento da Região. Ainda, juntamente com Rita Josina, participaram de programas radiofônicos como a “Hora da Verdade”, da Radio Classista/Fetrace; “Mundo do Trabalho”, da Universitária FM e “Democracia no Ar”, da Rádio Atitude Popular.

Petição Pública

No mote do fortalecimento do Banco a AFBNB lançou na internet uma Petição Pública na qual enaltece o protagonismo do BNB nos investimentos na Região, ao tempo em que faz um chamado para a necessidade de se lutar para que o Banco não sofra com as especulações e ameaças, conclamando assim, os trabalhadores do BNB, agricultores, empresários, microempreendedores, imprensa, gestores públicos e sociedade em geral para assinar a petição e defender o Banco. Até o momento a petição conta com 3866 assinaturas e pode ser assinada ao clicar no link:  https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR110934; ou no site www.peticaopublica.com.br na busca “fortalecimento do BNB”. A assinatura no abaixo-assinado precisa ser confirmada para garantir a autenticidade dos dados. Por isso, a própria plataforma petição pública envia mensagem para o email que foi informado, com um link de confirmação da assinatura. Basta clicar no referido link que a assinatura está confirmada.

Como se pode observar, a luta da AFBNB se dá de maneira intensa e de forma cotidiana. A Associação tem feito isso ao longo dos seus 33 anos e atualmente, em intensa atividade, continua elaborando e planejando novas estratégias e ações no sentido de construir frentes diversificadas de luta. Assim, outras audiências públicas, reuniões, seminários e debates já se encontram agendados e compõem o extenso calendário de ações em prol do fortalecimento do BNB, da sociedade e da valorização dos seus trabalhadores.

É importante que cada trabalhador, da ativa ou aposentado, representante da AFBNB, se engaje na luta pelo fortalecimento do BNB – buscando interlocução com os parlamentares de seus Estados, conversando com clientes e setores produtivos de suas localidades, enviando artigos de opinião para os meios de comunicação locais, socializando as informações divulgadas pela AFBNB, por exemplo. O fortalecimento do BNB é uma luta de todos e todas!

A AFBNB firme, com resistência e autonomia.

Gestão Unidade e Luta

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome