Fale Conosco       Acesse seu E-mail
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Desenvolvimento do Nordeste

AFBNB - 28 anos atuando em defesa dos trabalhadores, do BNB e de sua área de atuação

Eleições 2014 - AFBNB elabora documento aos presidenciáveis. Participe!

 

Buscando contribuir para redução das desigualdades regionais e a construção de um Nordeste onde todos vivam com dignidade, sem fome e miséria, a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) tem, nas últimas eleições presidenciais, construído documentos nos quais aponta o que se espera para a região, para o BNB - enquanto instituição de desenvolvimento regional - e para seus trabalhadores.

Nessa eleição de 2014 não será diferente. Durante o 1º semestre de 2014, a  AFBNB informou que, em função também do ano eleitoral, seria atualizada a Carta Compromisso com o Desenvolvimento Regional (construída por todos nós que fazemos a Associação em 2010, tendo como base o documento Por um Nordeste Melhor), dentro de um processo de não só apresentar as propostas da AFBNB para o Banco do Nordeste do Brasil - BNB e para a Região aos candidatos à Presidência da República, como para reforçar a compreensão do que pode ser feito para o fortalecimento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE, que faz este ano 25 anos, e, principalmente, do BNB, inclusive enquanto administrador e operador exclusivo do Fundo.

É fato que a questão regional mantém-se justificada por fatores econômicos, sociais e assimetrias sistêmicas que podem levar a ameaças à própria unidade federativa e ao desenvolvimento harmônico da economia do país. Somente focando o aspecto social vale ressaltar que, no último censo, a população nordestina alcançou 54 milhões. Destes, 9,6 milhões de nordestinos vivem abaixo da linha de extrema pobreza, representando 60% deste conjunto no Brasil. O contraste social se destaca quando se constata que o percentual vivendo abaixo da linha de pobreza é de 2,6% no Sul, 3,4% no Sudeste e o Nordeste esse índice alcança 18%. Isto sem levar em conta que, não obstante os problemas sociais existentes há 60 anos e mesmo com a presença da Sudene, BNB, Codevasf etc., o Nordeste patina com a constante participação de 14% do PIB nacional.
 
Neste contexto, iniciamos uma primeira aproximação com os funcionários e com os grupos que pensam a questão regional, objetivando levantar posicionamentos em relação ao que está sendo pensado sobre desenvolvimento regional, a importância do FNE e o papel do BNB, não só por sua ação de banco de fomento e apoio creditício, mas como Instituição partícipe do esforço de transformar a Região por meio de Políticas Públicas convergentes com um Plano Regional de Desenvolvimento, dentro de um Projeto Nacional, que reconheça a questão regional como fundamental para a inclusão social e o combate às desigualdades econômico-sociais. 
 
Consideramos fundamental também que o documento a ser entregue aos presidenciáveis explicite a agenda dos trabalhadores para os próximos quatro anos.
 
Assim, solicitamos suas sugestões e críticas para que possamos sistematizar as informações, a fim de colocá-las em discussão na 46ª Reunião do Conselho de Representantes – RCR da AFBNB, a qual será realizada em Fortaleza, nos próximos dias 05 e 06/09.
 
Para auxiliar a contribuição foram feitas algumas perguntas orientadoras aqui.
 
O endereço eletrônico da AFBNB (afbnb@afbnb.com.br) estará recebendo as mensagens.
Aguardamos as contribuições.
 

Socializamos a seguir matérias produzidas e divulgadas pela AFBNB sobre desenvolvimento e o papel do BNB:

Texto 1 - O BNB é um Banco de Desenvolvimento

Texto 2 - Pela reafirmação do BNB enquanto Instituição de desenvolvimento

Texto 3 - Economista da UFPE diz que Brasil não tem políticas de desenvolvimento regional

Texto 4 - O BNB que queremos - ações afirmativas para o desenvolvimento! 

Texto 5 - Por que se fala, hoje, tanto, de Desenvolvimento Regional 

 

Plataforma de entidades/ organizações sociais, religiosas e sindicais e análises:

Pensando o Brasil - Documento da CNBB

 
 
 
 

 

Programa dos Presidenciáveis - Eleições 2014

Propostas Aécio Neves (PSDB)

Propostas Dilma Rousseff (PT)

Propostas Eduardo Jorge (PV)

Propostas Eymael (PSDC) 

Luciano Genro (PSOL)

Propostas Marina Silva (PSB)

Propostas Mauro Iasi (PCB)

Propostas de Pastor Everaldo (PSC)

Proposta Rui Costa Pimenta (PCO)

Propostas Zé Maria (PSTU)

 

_________________________________________________________________________

 

Eleições 2010 - Propostas defendidas pela AFBNB 

Texto promovido durante as discussões sobre desenvolvimento promovidas pela AFBNB quando da campanha eleitoral para presidência da República, em 2010.

À sociedade da área de aplicação do FNE e, em especial, aos trabalhadores do BNB

O processo eleitoral em curso pode significar mais uma oportunidade para a sociedade refletir sobre o que ela quer para o país e procurar inserir na pauta de debates questões de seu interesse. É um momento de extrema relevância para o debate e definição de uma agenda do país para os próximos anos. Conforme o seu formato, essa construção poderá impactar positiva ou negativamente nos resultados do país e nas pessoas.

No caso da AFBNB - cuja missão se baseia no tripé redução das desigualdades regionais/defesa do BNB enquanto indutor do desenvolvimento da região/defesa dos interesses dos trabalhadores, principalmente dos seus associados – pautar os temas de interesse da instituição é tarefa cotidiana, seja através da mobilização política e social, seja com textos reflexivos, seja no acompanhamento permanente da tramitação de projetos de lei nas casas legislativas.

Nesse contexto - eleições, a AFBNB adotará o mesmo procedimento de processos anteriores: produzirá um documento a ser entregue aos presidenciáveis com as propostas defendidas para a região. O documento será escrito a muitas mãos – funcionários do Banco, membros do Conselho Técnico da Associação, pesquisadores... 

A associação terá como subsidio, documentos já publicados, como o Projeto Nordeste Cidadania, de autoria da própria entidade em parceira com professores das áreas de economia e sociais, e de técnicos do Banco do Nordeste do Brasil, editado em 1996; o documento produzido quando do processo de transição da gestão em 2002/3; o livro Por um Nordeste Melhor – proposta de estratégias de desenvolvimento regional, de 2006, que apresenta uma plataforma composta por 11 eixos estratégicos para a região Nordeste; além de textos sobre desenvolvimento publicados ao longo dos últimos anos dentre outros e projetos que foram acompanhados pela entidade, como o Projeto Nordeste, da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal - SAE.

Socializaremos também propostas de segmentos da classe trabalhadora, de organizações técnicas e sindicais, bem como as propostas e os links dos presidenciáveis.

Exclusivamente para os funcionários do Banco do Nordeste, trabalharemos uma pesquisa interna para identificar pontos imprescindíveis ao plano de governo do próximo (a) presidente (a) do país para a região e no âmbito da próxima gestão no BNB.

Convidamos a todos que acessam nossa página a também participar desse processo, enviando suas sugestões para o email comunicação@afbnb.com.br.

Propostas gerais iniciais defendidas pela AFBNB

Documentos produzidos pela AFBNB

Textos temáticos, resgatando a discussão sobre Estratégias de Desenvolvimento no BNB

Plataforma de entidades/ organizações sociais e sindicais e análises

Programa dos Presidenciáveis - Eleições 2010

Propostas internas para um BNB que queremos

A AFBNB está realizando uma pesquisa entre os trabalhadores do BNB com o objetivo de ouvi-los quanto às propostas apresentadas pela AFBNB.


Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Página Inicial

Mídias Sociais

 

Rua Nossa Senhora dos Remédios, 85
Benfica • Fortaleza/CE CEP • 60.020-120

www.igenio.com.br