Pelo fortalecimento do BNB e do FNE – Na luta sempre!

172

Os recorrentes “balões de ensaio” veiculados na imprensa ultimamente dando conta de pretensas medidas que apontam para a extinção do BNB – privatização ou fusão com outro Banco – têm merecido, como não poderia ser diferente, forte reação por parte dos parlamentares e de demais segmentos da sociedade contra a ideia.

Pronunciamentos nas tribunas das casas legislativas, vídeos, entrevistas e interlocução direta com o governo, inclusive  reuniões com Ministros e o próprio presidente da República, têm ocorrido no sentido de se justificar e reafirmar o papel do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e sua imprescindibilidade para a economia em que este aplica os recursos públicos, com destaque para o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal funding do Banco.

A luta pelo fortalecimento do BNB está na gênese da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), sendo esta uma veia fundamental da existência da Entidade, juntamente com a missão de defensora dos trabalhadores da instituição. Por isso, a atuação é constante e perene com esse objetivo, tendo em vista as ameaças que rondam o BNB desde a sua criação. No entanto, em momentos como o atual – quando os riscos de fragilização são notórios – a AFBNB intensifica as ações na perspectiva de fortalecimento do Banco e de sua reafirmação enquanto ferramenta de política econômica do Governo Federal, essencial para a promoção do desenvolvimento.

O trabalho, muitas vezes de bastidores, envolve produção de conteúdo – que serve de subsídio para as intervenções nos diversos âmbitos, a exemplo do Parlamento; a interlocução política em âmbito local, regional e nacional; sensibilização da opinião pública por meio de matérias em jornais; mobilização dos próprios funcionários do BNB, por meio das notícias disponibilizadas nos meios de comunicação da entidade e do convite ao engajamento nas ações de mobilização, por exemplo, além do envio para a Associação de vídeos com depoimentos a favor do Banco e replicando nossos materiais nas redes sociais e junto aos parlamentares nos estados.

Um ponto importante dessa linha de ação foram os diversos documentos encaminhados pela AFBNB aos parlamentares federais e estaduais, governadores, ministros e Presidência da República, nesta perspectiva, enfatizando a visão de Nordeste e a necessidade de fortalecimento do Banco como órgão de Estado para o cumprimento da sua prerrogativa constitucional que é promover o desenvolvimento.

A Associação entende que essa forma de abordagem tem contribuído para despertar e estimular os diversos pronunciamentos que tem ocorrido e nessa perspectiva continuará na sua ação, guiados pela certeza da importância do BNB para a região, seus habitantes e o país.

Abaixo, depoimentos e textos pelo fortalecimento do BNB:

“O Banco do Nordeste é quem desenvolve a região. Tem papel fundamental no financiamento agrícola e no desenvolvimento do agronegócio. E nós sabemos que o agronegócio é quem sustenta a economia do Brasil. Não é admissível que o Nordeste com seus nove estados, com 151 deputados federais e 27 senadores, permita à morte do Banco do Nordeste”  – Deputado Federal Bosco Costa (PR-SE)

“Isso daí (fusão) na nossa ótica não interessa ao Nordeste. O Banco tem uma expertise muito grande no microcrédito, administra o fundo constitucional e nós vamos formar uma frente muito firme para que o Banco do Nordeste continue prestando serviços ao Brasil. Em hipótese alguma vamos aceitar e ficar calado. Não podemos deixar que isso prospere.” – Senador Marcelo Castro (MDB – PI)

“Pedimos para que a ideia de privatizar o Banco do Nordeste ou fundir com outro banco seja afastada. (O BNB é) o órgão do Nordeste que mais tem contribuído para seu crescimento”. – Deputado Federal Júlio César (PSD – PI)

“Estamos apreensivos diante dessa proposta do governo federal, especialmente porque o BNDES é um banco muito mais voltado às áreas mais ricas do país, Sul e Sudeste, enquanto que o Nordeste poderá ficar esquecido mais uma vez. O BNB tem seu papel social e importante para nossa região” – Edivaldo Cunha – Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Sergipe

Veja abaixo vídeo do Deputado Estadual Elmano de Freitas (PT-CE)

 

Senador Jean Paul Prates (PT-RN)

 

Senador Marcelo Castro (MDB-PI)

 

Deputado Estadual Romeu Aldiguieri (PDT-CE)

ABAIXO TEXTOS DA AFBNB:

AFBNB reafirma: fortalecer o BNB é fortalecer o Brasil!

Dorisval de Lima: Fortalecer o BNB e os demais bancos públicos

BNB injeta mais de R$ 40 bi na Economia da Região: Números ratificam eficiência do Banco, competência e dedicação dos trabalhadores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome