Programa “Nossa Voz” debate Bancos públicos, trabalho do Bancário e crise sanitária

47

Na tarde da terça-feira (14) foi realizada mais uma edição do programa NOSSA VOZ, ao vivo, pela página da AFBNB no facebook. A abordagem virtual contou com a participação de Eloy Natan, Presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão (funcionário da CAIXA) e Dorisval de Lima, Diretor de Comunicação e Cultura da Associação .

O tema central do programa foi a atuação dos Bancos públicos e a situação da categoria bancária em meio à pandemia do corona vírus (Covid -19), que já superou a faixa de 1500 mortos em todo o país, tendo ceifado a vida de oito trabalhadores bancários. Sobre a situação no Maranhão, Eloy Natan destacou a atuação do SEEB-MA até o momento: “O sindicato notificou o poder publico para que obriga os bancos a garantir os equipamentos de proteção individual, que foi possível a partir de uma ação judicial na justiça do Trabalho. Se assim não fosse, os trabalhadores iam ficar na dependência da omissão e negligência dos bancos e de órgãos públicos”, afirmou.

Outro tema que também foi abordado no programa foi a MP 905, que acabou aprovada pela Câmara nesta terça-feira (14). Para Dorisval de Lima, o projeto “ataca as relações trabalhistas, retira dos sindicatos o papel de negociador. Ao invés de proporcionar a renda do trabalhador, pauta essa MP que é um aprofundamento do desmonte que a Reforma Trabalhista causou.”

Durante o debate ainda foi destacado o papel dos Bancos Públicos diante da crise sanitária, propostas de nacionalização de entes do sistema financeiro, além do próprio futuro do sistema enquanto modelo econômico no período pós-pandemia.

O programa Nossa Voz é transmitido quinzenalmente, sendo um canal de comunicação aberto para debates de ideias sobre o BNB, o fortalecimento dos bancos públicos, desenvolvimento regional, a pauta dos trabalhadores e análise de conjuntura, sempre às terça-feiras, às 17h na página do facebook da Associação. A próxima LIVE será no dia 28 de abril. Curta, comente e compartilhe esse importante conteúdo!

ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA

AFBNB ao lado dos trabalhadores

Gestão História e Autonomia para lutar – a AFBNB em ação sempre

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome