Reunião discute ação conjunta pelo fortalecimento das estatais

99

A AFBNB participou na manhã desta quinta-feira (29) de uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para debater ações no âmbito do Legislativo em defesa das estatais e contrárias à pauta de privatização tocada pelo Governo Federal. O encontro reuniu os deputados estaduais Carlos Felipe (PCdoB), Elmano Freitas (PT), Augusta Brito (PCdoB), Renato Roseno (PSOL), Acrísio Sena (PT), Marcos Sobreira (PDT), Jeová Mota (PDT), Evandro Leitão (PDT), Moisés Braz (PT), lideranças sindicais do setor petroleiro, Correios, eletricitários, bancários dentre outros. O encontro foi um desdobramento da reunião ocorrida essa semana (relembre aqui).

Algumas estratégias discutidas na reunião anterior foram referendadas pelos deputados presentes, a exemplo da realização de audiências públicas para discutir a defesa das instituições públicas e os prejuízos que a privatização acarretará à população e ao País. A começar por Fortaleza (CE), um grande polo de concentração política, o grupo encaminhará pedido de audiência com o presidente da Assembleia, Dep. Sarto. A ideia é articular e realizar uma audiência pública com uma ampla base parlamentar, sindicatos e movimentos sociais promovendo um importante debate acerca da pauta.

Serão realizadas também caravanas em municípios do interior, das quais participem entidades de trabalhadores e deputados estaduais, para dialogar com a população, visitar emissoras de rádio e mobilizar entidades locais no sentido de ampliar o debate e disseminar a necessidade do engajamento em defesa dos órgãos públicos. Foram listados inicialmente 11 municípios que devem receber as caravanas: Juazeiro do Norte, Sobral, Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Aquiraz, Aracati, Acaraú, São Gonçalo do Amarante, Tauá e Iguatu.

Além disso, o grupo encaminhará pedido de audiência com o governador Camilo Santana, para que leve essa pauta ao conjunto de governadores do Nordeste.

Dorisval de Lima, diretor de comunicação da AFBNB, fez uma breve contextualização das ameaças que rondam o Banco do Nordeste e os Fundos Constitucionais, destacando que para além da luta contra a privatização é preciso que sejam garantidas as condições para que as instituições públicas desempenhem bem as atividades para as quais foram criadas. Rita Josina, diretora-presidente da Associação, falou da articulação em nível Federal que a AFBNB tem feito na defesa do BNB, dos Fundos Constitucionais, em especial do FNE, e convidou a todos para a próxima Reunião do Conselho de Representantes que será realizada em Brasília, abordando o tema desenvolvimento regional.

Não à privatização!

Não à Deforma da Previdência!

Pelo fortalecimento do BNB e demais órgãos públicos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome