SEEB-MA realiza Ato Público pelo “Dia de Luta em defesa do Saúde Caixa”

115

ato público é parte da campanha nacional “Saúde Caixa, eu defendo”, promovido por entidades representantes do funcionalismo da Caixa Econômica e outras instituições, que definiu esta quarta-feira (25) como o Dia de Luta em Defesa dos Programas de Saúde dos Trabalhadores.

Em São Luís, o ato acontecerá no Edifício Sede da Caixa localizado na Rua Quéops, Qd.22, Nº 11 – Jardim Renascença, a partir das 8h30.

Os empregados e aposentados da Caixa e outras estatais realizarão atos em defesa de suas autogestões. A orientação é de que os bancários deverão vestir branco como símbolo da união em defesa de seus programas de assistência à saúde.

Outra orientação é de que seja dado total apoio ao Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018), que tem como objetivo sustar a resolução nº 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), determinação que reduz o custeio das empresas estatais em relação aos benefícios de assistência à saúde dos empregados. Até o momento, o índice de aprovação do PDC chega a 94%.

Na prática, a medida da CGPAR prejudica os programas de saúde dos trabalhadores de estatais, pois viola direitos assegurados nos acordos coletivos, estatutos e convenções.

Se forem implementadas as resoluções CGPAR, e se for mantida a previsão do estatuto da Caixa, que estabelece o limite de 6,5% da folha de pagamento para participação do banco nas despesas com assistência à saúde dos empregados, o Saúde Caixa ficará cada vez mais caro e excludente.

No âmbito da Caixa, a campanha “Saúde Caixa: eu defendo” ganhou a adesão de milhares de empregados e aposentados, que vestiram branco no último dia 20 de junho como símbolo de união em defesa do programa. A iniciativa gerou grande repercussão nas unidades do banco e nas ruas de dezenas de cidades por todo o país.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome