Segundo turno da eleição para o CAREF-BNB acontece de 6 a 12 de fevereiro de 2019

416

Passado o primeiro turno da eleição para a escolha do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil (CAREF-BNB), terá início a nova etapa, cuja votação acontece de 6 a 12 de fevereiro, conforme regulamento publicado pela Comissão Eleitoral que coordena o processo.

Concorrem no segundo turno os dois candidatos mais votados: Rheberny Oliveira Santos Pamponet e Eliane Libânio Brasil de Matos.

São considerados aptos a votar, de acordo com o regulamento eleitoral, todos os funcionários ativos do Banco na data do lançamento do edital (14/12/2018).

Os detalhes acerca da eleição para o CAREF-BNB, como edital, lista e informações sobre os candidatos e datas relativas ao processo estão disponibilizados no site do Banco do Nordeste através do endereço: https://www.bnb.gov.br/eleicao-caref.

Reforçamos a importância do voto dos trabalhadores do BNB nesse processo, tanto para valorizar essa conquista quanto para proporcionar legitimidade ao eleito.

O CAREF

O direito de voto para um representante dos trabalhadores nos Conselhos de Administração das empresas estatais, como é o caso do BNB, decorre das lutas dos funcionários, sendo, portanto, uma conquista dos mesmos em com junto com as suas entidades de representação – sindicatos e associações.

É oportuno lembrar que no passado, precisamente nos anos 1990, essa conquista foi interrompida de forma autoritária, por isto mesmo injustificada, e que com muita resistência e decisão da base foi reconquistada, como forma de contribuir para as relações democráticas tão necessárias para o país.  Por isto cabe aos trabalhadores a integral participação no processo eleitoral, e a valorização desse instrumento o qual, embora não seja de controle da classe, representa um espaço de voz para esta, a depender do perfil e do comportamento de quem a esteja representando no mesmo.

Nesta perspectiva a AFBNB destaca que é de suma importância a participação de todos os funcionários nestas eleições. O representante da base no Conselho de Administração do Banco tem um papel fundamental, haja vista se tratar de uma importante instância de governança do BNB responsável por discutir e deliberar sobre questões estratégicas, tanto do ponto de vista institucional, operacional, administrativas, quanto de recursos humanos.

Por força de Lei, o CAREF-BNB não possui voto direto nas decisões acerca das questões trabalhistas e/ou de recursos humanos. Todavia, cumpre ao mesmo a prerrogativa e o dever de pautar temas pertinentes a estas matérias no âmbito do colegiado, bem como junto à diretoria do Banco, sempre em sintonia com as manifestações da base. No mesmo sentido, também cumpre o papel de promover a interação com os funcionários sobre estes assuntos, de modo a dar transparência a seus atos enquanto tal.

Portanto, esteja atento às eleições para o CAREF-BNB, conheça os candidatos, o perfil dos mesmos e esteja consciente de que nos próximos dois anos este funcionário irá representar o interesse coletivo dos trabalhadores junto ao Banco, bem como os interesses da própria Instituição. Faça valer seu direito e vote consciente!

 

AFBNB ao lado  dos trabalhadores

AFBNB firme, com resistência e autonomia

Gestão Unidade e Luta

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome