Na tarde desta quarta-feira (20) foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará a Audiência Publica “Fortalecimento do BNB: FNE, Desenvolvimento e Recursos Humanos”. O espaço foi resultado da articulação da AFBNB com o mandato do Deputado Estadual Nestor Bezerra (Psol-CE) para aprofundar os debates acerca do papel dos Bancos Públicos e os atuais desafios dentro do Banco do Nordeste.
A mesa diretora da audiência foi composta pela Presidente da AFBNB, Rita Josina; pelo Deputado Estadual Renato Roseno (Psol-CE); o autor do requerimento Nestor Bezerra, além de representantes do BNB, da Associação dos Servidores do DNOCS (Assecas), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).
Em sua participação Rita Josina pontuou a importância da audiência diante do atual cenário de ataques e cortes promovidos pelo Governo e de medidas que atuam no sentido de fragilizar instituições importantes para o desenvolvimento regional como o Banco do Nordeste. Destacou ainda o grande desafio de inclusão que tem o Banco em sua atuação, a parceria com as entidades representativa dos trabalhadores e o tratamento dado aos seus funcionários no contexto da campanha salarial.
Rita Josina destacou ainda a forte atuação da AFBNB nos diversos fóruns que tratam do fortalecimento do Banco e uma nova política de desenvolvimento, com abertura de novas agências, melhores condições de trabalho, tecnologia e maior inserção no semi-árido sob um outra lógica de eficiência, dado seu aspecto diferenciado.
Um dos principais temas tratados pela Presidente foi a convocação dos concursados do certame de 2014, já que o prazo para convocação se encerra no próximo dia 4 de julho. Atualmente, 633 concursados aguardam a efetivação que esbarra em entraves burocráticos dentro do Ministério do Planejamento.
Sobre a situação dos concursados, o Diretor de Controle e Risco do BNB, Nicola Moreira afirmou que “o Banco tem tomado todas as medidas que estão ao seu alcance” e que o BNB “irá chamar para preencher todas as vagas existentes”, assegurou. O Deputado Renato Roseno, se prontificou à diligenciar junto ao Ministério do Planejamento no sentido de que o prazo não seja perdido. Ainda houve destaque durante os debates para a reintegração dos demitidos da Era Byron, na perspectiva de se reparar esta injustiça que persiste dentro do BNB há vários anos.
A audiência se constituiu em mais uma vitória para a AFBNB e para os trabalhadores do Banco, já que sua realização foi resultado de diversas ações no seio da casa legislativa. A Associação seguirá acompanhando de perto as principais pautas discutidas no evento e realiza novas articulações na área de atuação do BNB com vistas à aprovação de outros fóruns que discutam o fortalecimento do Banco e a valorização de seus trabalhadores.
A AFBNB firme, ao lado dos trabalhadores!
Gestão Unidade e Luta
Gestão Unidade e Luta.