A AFBNB participou na tarde da última quinta-feira (24) do programa Mundo do Trabalho, da Rádio Universitária FM, com apresentação do jornalista Márcio Rodrigues. Participaram pela AFBNB, a Diretora-Presidente Rita Josina e os diretores Assis Araújo, Valéria Silva e Dorisval de Lima.
Rita Josina detalhou o papel da ação institucional da AFBNB. A Diretora-Presidente ressaltou a luta no Congresso Nacional e a necessidade de uma maior consciência dos trabalhadores na defesa do Banco, para além de questões individuais. Abordou também o FNE como uma grande conquista da sociedade, mas que ainda há muito a ser feito, entre outras questões relacionadas ao BNB: “defender o FNE é algo que deve ser feito por todos os trabalhadores. Além disso, no BNB, temos um Plano de Cargos que deve ser melhorado, a situação da previdência e a preocupação com os novos funcionários. Reforçamos com eles sempre a verdade sobre o Banco, para estarmos atentos e não entrar no discurso de meritocracia e do individualismo”, citou.
Assis Araújo também destacou o papel do FNE e sua importância para o desenvolvimento da região: “precisamos aprofundar o FNE, que cumpre o seu papel, com radicalização e democracia, aumentar o debate sobre desenvolvimento”, ponderou. Valeria Silva discutiu o diferencial do BNB enquanto banco público e como a gestão da Instituição deve trabalhar para que não haja precarização, assédio e práticas antitrabalhistas. “O Banco do Nordeste é um patrimônio da sociedade, temos que discutir como o BNB deve trabalhar e são os funcionários que garantem os resultados”.
Já Dorisval de Lima debateu os desafios para a classe trabalhadora e a organização das lutas no âmbito do mundo contemporâneo. Para ele, deve haver maior formação política e consciência de classe para superar a nova dinâmica do capitalismo e do mundo do trabalho. “Lutamos por direito e democracia, mas é preciso superar a etapa de uma burocracia e sermos protagonistas de nossas ações”.
Clique para ouvir o programa na íntegra