AFBNB encaminha demandas a Presidente interino do BNB e solicita reunião

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A Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) enviou na manhã de hoje (24/10) ofício ao presidente interino recém nomeado para o BNB, Wanger Rocha. No documento, a AFBNB parabeniza pela indicação, apresenta demandas recorrentes encaminhadas pelos trabalhadores e solicita reunião para tratar dos assuntos.

Confira o ofício na íntegra:

Fortaleza, CE, 24 de agosto de 2025
Ao Senhor
Wanger Rocha

Presidente Interino
Banco do Nordeste do Brasil S.A.
Nesta
Assunto: Congratulações
Prezado Presidente,
A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB) manifesta congratulações pela recente nomeação de Vossa Senhoria para a Presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Fazemos votos de que sua presença fortaleça ainda mais o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) como vetor do desenvolvimento sustentável por meio da sua ação creditícia diferenciada voltada para os negócios da Região Nordeste.
Acreditamos que uma instituição forte se faz com trabalhadores valorizados e comprometidos. Por isso, reiteramos abaixo pontos os quais consideramos de extrema relevância para que o BNB cumpra sua missão desenvolvimentista com excelência. Tais pontos resultam da interlocução permanente que a AFBNB faz com sua base de associados, trabalhadores do Banco em geral e segmentos externos, a exemplo do Parlamento e de entidades civis organizadas, já tendo sido pautadas em reunião e por ofício com as áreas do Banco. Ao apresentá-las, a AFBNB busca contribuir com melhorias, sobretudo nos processos internos e na política de Recursos Humanos do Banco.
  1. Defesa do diferencial desenvolvimentista do Banco e do FNE
Importância e urgência da retomada e da valorização da formação em Desenvolvimento Regional dos quadros do BNB, com ênfase para as funções de Agentes de Desenvolvimento e Técnicos de Campo, atualmente desfocadas da missão do Banco. Quanto à preservação e defesa do FNE, urge uma interlocução junto aos diversos setores, sobretudo em Brasília, na perspectiva de que o maior funding do BNB seja preservado. A AFBNB, ao longo de sua história de 39 anos, tem sido vigilante e atuante nessa pauta.
  1. Tecnologia
Necessidade de uma política que priorize a melhoria dos sistemas, equipamentos e aprimoramento tecnológico no sentido de dar celeridade, segurança e qualidade aos negócios/operações do Banco, principalmente nas áreas de atendimento.
  1. Plano de Cargos e Remuneração
Constitui uma bandeira histórica dos funcionários, haja vista as distorções e incongruências flagrantes no plano vigente, o que requer a atenção especial da gestão do Banco no sentido de se cumprir o que, inclusive já constou de acordos coletivo, no sentido de encaminhar uma reformulação.
  1. Previdência e Saúde
Realidade de muitos funcionários que, mesmo após passarem a ser assistidos pelo INSS, não reúnem a condição plena para se aposentar, haja vista a distorção existente no benefício do pano de previdência complementar – BD/Capef. Tal realidade exige do Banco uma atenção especial para destravar e corrigir essa situação insustentável. Com relação à CAMED, uma pauta urgente e relevante diz respeito ao Plano de Saúde pleno para os ingressos após o edital/concurso 2018, assegurando isonomia de direito e dignidade entre os trabalhadores do BNB. Outra demanda é o retorno dos genitores dos funcionários ao Plano Natural. Reforçamos a necessidade de um maior acompanhamento das coligadas considerando que fazem parte da Política de Recursos Humanos do Banco e trazem questões pendentes que aguardam o direcionamento por parte da diretoria do BNB.
  1. Situação financeira dos funcionários
Assunto recorrente, inclusive com o envio de ofícios nos quais apresentamos sugestões da base que podem contribuir para a elaboração de uma política interna que atenda às especificidades dos trabalhadores, sejam eles da ativa ou aposentados. Reforçamos a necessidade de uma política estruturante no sentido de se buscar uma solução para o endividamento, problema preocupante que já vem de algum tempo e que no contexto da pandemia se avolumou.
  1. Saúde Mental
O adoecimento mental é um desafio para as instituições e os gestores – eles próprios muitas vezes adoecidos, o que torna complicado o trabalho de gerir uma equipe. A atenção ao assunto deve ser preocupação de todos, entretanto, a identificação de transtornos e o gerenciamento dos casos deve se dar exclusivamente por profissionais da área (psicólogos e psiquiatras) e não pelos gestores. Infelizmente, pelos relatos de assédio moral que nos chegam, parte do adoecimento mental resulta justamente da postura de alguns gestores do Banco, que destratam funcionários, desqualificam e os expõem perante os demais, em desfavor de um clima organizacional adequado. Sugerimos o investimento em campanhas internas sobre saúde mental e a ampliação de profissionais da área em teleatendimento, visando atender trabalhadores lotados em unidades distantes dos grandes centros; além disso uma Política de Recursos Humanos com foco no trabalhador, e o fortalecimento da área com equipe multidisciplinar.
  1. Cobrança por metas
Enquanto instituição de crédito o BNB precisa acompanhar os seus números e resultados. Entretanto, a forma como a cobrança é feita pode levar não a um engajamento dos trabalhadores e sim ao medo e ao adoecimento mental. Relatos dão conta de reprogramações e cobranças que expõem o trabalhador e os colocam em situação vexatória.
  1. Condições de trabalho
Aspecto essencial para o encaminhamento dos negócios, o que demanda melhoria das instalações, equipamentos, pessoal, bem como outros fatores envolvidos na realização dos negócios. Uma iniciativa importante neste sentido é a convocação dos aprovados em concurso.
  1. Concurso público
A quantidade de terceirizados hoje no Banco comprova por si a necessidade de concurso público para suprir a demanda por profissionais, com ênfase para as agências.
  1. Concorrências, comissionamentos e descomissionamentos
Há relatos de tratamento diferenciado quanto às concorrências para funcionários lotados na direção geral e nas agências. A AFBNB defende a observância dos princípios básicos e constitucionais tanto da isonomia de tratamento, quanto da transparência, cujas ausências causam insegurança entre os trabalhadores e consequentemente afetando a imagem do Banco.
  1. Caixa Executivo
Necessidade de enquadramento dos funcionários desse grupamento em processos de concorrência interna bem como a valorização da função, considerando critérios como a insalubridade.  Por ser também função peculiar de agência, reiteramos o pleito por melhoria da verba.
  1. Licença-Prêmio e Folgas
Reivindicação para que o benefício da LP seja estendido a todos os trabalhadores do Banco, sem distinção, e por todo o tempo laboral em que permanecerem na ativa. Atualmente apenas os funcionários mais antigos têm esse direito e limitado ao tempo de 30 anos. Sobre folgas não utilizadas (e caducadas) no período de pandemia pedimos a reversão da medida tendo em vista contexto em que se encontravam os trabalhadores por conta desta crise sanitária.
  1. Efetivação de substitutos
Há relatos de funcionários que exerceram função em substituição, sem ser efetivado, e ao se submeter à concorrência para a vaga foram rejeitados por não se enquadrarem no perfil. Tal fato, além de incoerente, é injusto, pois, se o trabalhador não tem o perfil para a função, como substituiu por determinado tempo? É importante que o Banco identifique, analise e solucione casos dessa natureza.
  1. Microcrédito
O programa de Microcrédito Orientado do BNB – urbano e rural – é de extrema relevância para a efetivação de uma política nacional de desenvolvimento sustentável. Por isso, entendemos que o modelo adotado e a metodologia devam ser analisados na perspectiva da geração de emprego e renda, inclusão social e efetiva melhoria das condições de vida do público-alvo do programa. O recente aumento da inadimplência e a permanência quase que ininterrupta do mesmo público são fatores preocupantes. É preciso que se garanta capilaridade e expansão (o que pode ocorrer por meio da criação de uma subsidiária nos moldes de parcerias bem sucedidas para este fim) mas também que se vislumbrem formas de migrar os beneficiários para novas carteiras do Banco, possibilitando a sua evolução, bem como a inclusão de novos clientes no Programa.
  1. Sistemas de avaliação
    A AFBNB reitera a necessidade de que o Banco apresente direcionamento para que os sistemas de avaliação estabeleçam diretrizes macro, que considerem as especificidades das atividades, que possam contribuir para  a melhoria do desempenho e o desenvolvimento das capacidades, de forma justa, motivacional, e sem caráter punitivo.
Para tratar desses assuntos, colocamo-nos à disposição para nos reunirmos com V.Sa, momento pelo qual ficaremos no aguardo. Certos de sermos atendidos, agradecemos a atenção.
Atenciosamente,
Rita Josina Feitosa
Diretora-Presidente

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