A AFBNB encaminhou na tarde de ontem (4/2) ofício ao presidente do BNB, Paulo Câmara, no qual solicita celeridade no pagamento da PLR 2024, com o crédito sendo efetuado tão logo o Banco publique seus resultados. Tal medida é adotada em outras instituições financeiras, tendo portanto viabilidade também para o BNB.
Confira ofício abaixo:
Fortaleza, 4 de fevereiro de 2025
Ao Senhor
Paulo Câmara
Presidente
Banco do Nordeste do Brasil S.A
Nesta
Assunto: PLR 2024
Prezado Presidente,
Em atenção a demandas de seus associados, a AFBNB solicita ao BNB que o crédito referente à PLR 2024 seja efetuado tão logo o Banco publique seus resultados, haja vista já ser de conhecimento o valor a ser atribuído, bem como já haver ocorrido o adiantamento de parte da verba em setembro do ano passado, por ocasião da assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho.
A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) se constitui em importante conquista dos trabalhadores, decorrente das lutas protagonizadas pela classe e encampadas pelas suas entidades representativas dos trabalhadores. Assim sendo, considerando os excelentes resultados apresentados pelo Banco do Nordeste do Brasil, proporcionados pelos trabalhadores da Instituição, referida verba representa parte importante no complemento da renda, a qual contribui sobremaneira para o orçamento familiar.
Conforme estabelecido no acordo coletivo específico da PLR, o pagamento deve ocorrer após o pagamento dos dividendos aos acionistas. Entretanto, considerando a realidade citada, vimos solicitar que o pagamento seja realizado logo após a publicação dos resultados do Banco. Com esse entendimento, ponderamos que a medida é viável, a qual tem sido praticada por outras instituições financeiras, conforme exercícios anteriores.
Certos de contarmos com o atendimento de nossa demanda, reafirmamos considerações e agradecimentos.
Atenciosamente,
Rita Josina Feitosa da Silva
Diretora-Presidente da AFBNB
C/c Diretoria de Administração e Superintendência de Desenvolvimento Humano