Na tarde desta sexta-feira (7) a AFBNB encaminhou documento à Diretora de Administração do BNB, Ana Teresa Barbosa. No ofício, pontuou demandas encaminhadas pela base à Associação, entre elas transparência, convocação de concursados e pagamento da PLR.
Veja íntegra do oficio abaixo:
Fortaleza-CE, 07 de fevereiro de 2025.
À Senhora
Ana Teresa Barbosa
Diretora de Administração
Banco do Nordeste do Brasil S.A.
Nesta
Assunto: Demandas Funcionais
Prezada Senhora,
Como procede em outras ocasiões, enquanto entidade representativa de trabalhadores, a Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) solicita reunião com Vossa Senhoria para tratar de assuntos relacionados à política de recursos humanos do Banco do Nordeste, a partir de demandas discutidas in loco, em reuniões nas unidades de diversos Estados, e também, que nos chegam por outros meios.
Infelizmente, embora já tenham sido discutidas com a gestão do Banco, essas questões que afligem o trabalhador, geram adoecimento físico e mental, além de insegurança no ambiente de trabalho, continuam existindo. Dentre alguns pontos, citamos:
– Descomissionamentos – Continuam chegando à AFBNB relatos de descomissionamentos considerados arbitrários pelos trabalhadores, sem justificativa. Há casos em que o funcionário foi surpreendido pela perda de sua função mesmo diante de uma avaliação de desempenho positiva.
– Terceirização – Chegou ao conhecimento da AFBNB informações dando conta de que o Banco do Nordeste está renovando contrato de serviço terceirizado, no âmbito dos serviços gerais, entretanto, com pontos questionáveis e passíveis de questionamentos, como redução salarial e corte da verba referente ao auxílio insalubridade dos funcionários. O assunto foi tema da Carta AFBNB 2025/007 (anexa), enviada dia 27 de janeiro de 2025, e sem resposta até o momento.
– Concorrências – Há necessidade de transparência nos critérios de seleção, e questionamentos quanto à expansão da lista do número de aprovados aptos, que chegam a 20 nomes e algumas vezes a nomeação se dá para quem ficou em últimos lugares. Tal fato gera descrédito nos processos e desmotivação.
– Convocação do cadastro reserva Concurso 2024 – A AFBNB tem sido demandada por um grupo de aprovados no cadastro reserva, que solicitam um cronograma de convocação. A demanda foi pautada pela Associação na carta AFBNB 2024/089 (anexa), de 05 de dezembro de 2024, mas até agora sem retorno.
– Pagamento da PLR – Em 04 de fevereiro de 2025 a AFBNB encaminhou ao Banco a Carta AFBNB 2025/008 (anexa), solicitando que o pagamento da PLR seja realizado logo após a publicação dos resultados do Banco. Com esse entendimento, ponderamos que a medida é viável, a qual tem sido praticada por outras instituições financeiras em exercícios anteriores.
– 63ª RCR – A 63ª Reunião do Conselho de Representantes de Base da AFBNB será realizada nos dias 28 e 29 de março próximos em Fortaleza. Gostaríamos de reiterar a importância da liberação dos representantes, bem como a participação da área de recursos humanos em momento previamente organizado pela AFBNB para debate com a base.
Assim, para discutir essas, bem como outras questões pontuais, ratificamos nossa solicitação de reunião, certos de sermos atendidos.
Atenciosamente,
Rita Josina Feitosa da Silva
Diretora-Presidente