A AFBNB participou na manhã desta sexta-feira (11/4) do Seminário de Integração com novos funcionários do BNB, realizado na sede administrativa do Banco, em Fortaleza.
Representaram a AFBNB a diretora-presidente Rita Josina Feitosa; o presidente do Conselho Fiscal, Henrique Moreira e os diretores Assis Araújo e Tércio Sobral. Os dirigentes contextualizaram sobre a criação da AFBNB e sua história de 39 anos em defesa do Banco do Nordeste enquanto instituição de desenvolvimento, de seus trabalhadores e contra as desigualdades regionais.
Rita Josina parabenizou a todos pelo ingresso no Banco, destacando o tempo recorde entre a realização do concurso e a convocação e reforçando o mérito de cada um e à disponibilidade de a Associação seguir junta na luta para que todos do cadastro reserva sejam convocados. Ela reforçou que os ataques ao Banco acontecem todo dia, seja contra o FNE, a CAMED ou a CAPEF, o que exige da Associação uma vigilância permanente, ação continuada e engajamento de todos.
Henrique Moreira citou exemplos de mudanças concretas ocorridas nos últimos 20 anos, fruto da luta dos trabalhadores e de inúmeras campanhas salariais, como a instalação do ponto eletrônico, o transporte de numerário por carro-forte (antes eram os próprios funcionários do BNB que levavam) e o Plano de Previdência CV, hoje disponível para adesão logo quando do ingresso no Banco. “O próprio fato de vocês estarem aqui é uma prova de que a luta vale a pena”, afirmou.
A necessidade de todos estarem informados sobre o que acontece no Banco e sobre os direitos foi um dos destaques da fala de Assis Araújo, convidando-os a conhecerem o site da AFBNB e se aproximarem da entidade. “Vamos permanecer firmes para manter o emprego; o BNB dentro da missão para a qual foi criado, e a dignidade do trabalho. Esse é o nosso objetivo”.
Tércio Sobral reforçou a importância das entidades representativas: “Se a gente for tratar diretamente com o patrão a luta desigual, por isso precisamos de entidades representativas fortes. E uma entidade só é forte com a participação de vocês, por isso é fundamental a filiação à AFBNB”.
No encerramento, Rita colocou a AFBNB à disposição de todos: “Qualquer desconforto acenda uma luz amarela e contem com a gente. O BNB é uma empresa muito boa, importantíssima para a Região, mas ainda precisa considerar seus trabalhadores como alguém que faz a história desse Banco. Vocês vão construir uma bela história nessa instituição. Estejam atentos e para qualquer situação podem contar com a AFBNB!”.