AFBNB realizou curso de formação política para representantes de base da Bahia e Sergipe

188

A Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) realizou nos dias 31/5 e 1/6, na cidade de Salvador, mais um momento de formação com representantes de base: dessa vez, um curso de formação com os representantes da Bahia e Sergipe.

Durante os dois dias, 21 representantes participaram de painéis, oficinas e debates sobre temas atuais e relevantes para a classe trabalhadora, partindo de questões macro – a exemplo de temas sobre Conjuntura Política e Social Desenvolvimentista e Papel, Origem e História do Movimento dos Trabalhadores – e chegando a questões internas, sobre o papel da AFBNB e dos representantes na organização dos trabalhadores e na defesa do BNB e do Nordeste.

O curso contou com a participação dos facilitadores externos: Everaldo Augusto  e Déborah Irineu. Além deles, a mediação foi feita pelo diretor de formação da AFBNB, Waldenir Brito, com participação da diretora-presidente e da conselheira fiscal da Associação, Rita Josina Feitosa e Valéria Silva, respectivamente.

Os participantes foram convidados a refletir e listar oportunidades que se apresentam para a AFBNB, ameaças, pontos fortes, fracos e a visão deles do papel do representante. Na avaliação dos participantes, o curso foi de grande importância pelas contribuições à organização e às lutas de base, fundamentais para as conquistas da classe trabalhadora. Para Marluce Maria dos Santos, representante na agência de Cícero Dantas, “a AFBNB para nós é  sinônimo de segurança e apoio quando nossos dias seguem sem muitas perspectivas. Participar de um curso patrocinado pela AFBNB foi gratificante porque nos ajudou a ampliar os horizontes e nos motivou para prosseguirmos na luta”.

Para Waldenir Brito, diretor de formação política da AFBNB, o curso de formação da AFBNB é importante e positivo porque possibilita que os representantes reflitam, amadureçam e debatam as questões tanto do papel da Associação quanto do próprio representante. “Isso reforça a representação, dá mais segurança e mais qualidade à ação dos representantes na base”, afirma.

Na avaliação de Rita Josina, a importância da capacitação e da formação são fundamentais para um debate qualificado e com foco nos interesses reais da classe trabalhadora. “O debate de ideias é um desafio na atual conjuntura de polarização; isso exige tanto das lideranças quanto dos representantes de base uma atuação qualificada e responsável, além da maturidade para não se distanciar do real objetivo da luta e daquilo que nos une”.

Confira fotos:

1 COMENTÁRIO

  1. Parabenizo efusivamente a AFBNB pelas iniciativas tomadas, mormente no caso do sequestro do colega do Maranhão. Destaque também para o Curso de Formação Política tão necessário para o entendimento político ante a um cenário caótico politicamente falando por que passa a humanidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome