AFBNB repudia encerramento de Apólice de seguro de vida e solicita reunião com gestão do BNB para tratar o assunto

713

A AFBNB encaminhou na manhã de hoje (4/4) ofício à presidência do BNB e às diretorias de Planejamento e Administração solicitando reunião para tratar do encerramento da Apólice de seguro de vida dos trabalhadores do Banco (BN Vida, da Seguradora ICATU).

A notícia do encerramento da Apólice pegou a todos de surpresa, causando preocupação, ansiedade e indignação no público do seguro – em sua maioria trabalhadores e cidadãos de idade avançada que há quase 40 anos confiaram na segurança trazida pelo produto, o qual foi, à época, preconizado, defendido e proposto pelo próprio Banco como estipulador.
A AFBNB é contrária à medida e espera que os responsáveis a revertam, sob pena de prejudicar quem pagou por todo esse tempo e ficará injustamente descoberto.

Confira o ofício na íntegra:

Fortaleza-CE, 04 de abril de 2025.
Ao Senhor 
Paulo Câmara
Presidente
Banco do Nordeste do Brasil S.A
Nesta
Assunto: Apólice de Seguro de Vida
Prezado Presidente,
Há mais de dois anos a AFBNB vem participando de discussões acerca da situação referente à Apólice de seguro BN Vida, da Seguradora ICATU, a qual tem como estipulante o Banco do Nordeste do Brasil. Referida apólice foi intermediada pela CAMED Corretora de Seguros. Citado processo de discussão teve como marco sinalizações de que todas as obrigações da seguradora junto aos beneficiários estavam garantidas até dia 31 de maio de 2025, sendo que para a continuidade da apólice a partir dessa data, deveria haver a formatação de novas condições, haja vista o quantum envolvido não mais atender às condições pactuadas.
Nesse período aconteceram reuniões das quais a AFBNB participou com a Seguradora, a Corretora e beneficiários; proposições foram apresentadas sem se chegar a um encaminhamento prático, com ausência do BNB durante este processo, embora seja o estipulador do mesmo.
Causou surpresa o desabafo de um beneficiário por meio de uma “Carta Aberta” (em anexo) na qual o mesmo expressa insatisfação, revolta e insegurança com o teor de uma mensagem encaminhada pelo Banco, sem assinatura, dando conta de que “a seguradora não mais manterá a apólice após 31 de maio de 2025”. Tal atitude enseja decisão unilateral do BNB por significar sua isenção de qualquer responsabilidade e inobservância da qualidade de estipulador, situação que traduz realidade nada desejável nesse tratamento por parte do Banco.
Em que pese a ênfase na referida carta do comunicado de que a decisão se baseia em normas e legislações vigentes, isso não exclui a responsabilidade do Banco com os beneficiários do seguro, pela quebra de uma relação de confiança estabelecida desde então e agora findada sem diálogo, sem transparência e sem considerar todo o valor investido até o momento.
O comunicado, como esperado, gerou ansiedade, insegurança e revolta. Não é demais lembrar que a matéria se refere a trabalhadores e cidadãos de idade avançada que há quase 40 anos confiaram na segurança trazida pelo produto, o qual foi, à época, preconizado, defendido e proposto pelo próprio Banco como estipulador.
A AFBNB, preocupada com a gravidade do caso e com a responsabilidade que tem em relação à qualidade de vida de seus representados e, por extensão, a seus entes queridos, manifesta entendimento contrário ao encaminhamento dado e clama pela reversão da decisão com a manutenção da apólice. Nesse sentido, solicita reunião com Vossa Senhoria, com a máxima urgência que o caso requer.
Sem mais, ficamos no aguardo do agendamento da reunião.
Atenciosamente,
Rita Josina Feitosa da Silva
Diretora-Presidente da AFBNB
C/c Diretoria de Planejamento e Diretoria de Administração, Diretor-presidente da CAMED e Presidente do Conselho Deliberativo
Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB)
Rua Nossa Senhora dos Remédios, 85 – Benfica
Fortaleza-CE            CEP: 60020-120
Tel.: (85) 3255-7000
www.afbnb.com.br

afbnb@afbnb.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome