
A diretoria da AFBNB participou na manhã da última segunda-feira (28) de reunião com equipe da Controladoria Geral da União no Estado do Ceará, em Fortaleza. Trata-se de uma agenda provocada pela AFBNB e que tem encontrado junto à Controladoria uma ambiência de escuta e de atenção por parte dos controladores.
Na ocasião, a AFBNB abordou de forma mais ampla as questões do Banco do Nordeste do Brasil como um todo, seus processos internos e preocupações apontadas pela base que tem causado insegurança e adoecimento em seus trabalhadores que incorrem em fragilidades à própria instituição: falta de transparência, alterações em normativos, ingerências, programas de microcrédito, assédios, terceirizações, dentre outros pontos.
Os interlocutores da CGU destacaram que o objetivo das auditorias é contribuir para o aprimoramento dos instrumentos de governança das instituições e se colocaram à disposição da AFBNB para conversas permanentes, afirmando que tratariam alguns dos pontos apresentados com a coordenação da unidade especializada responsável pelo acompanhamento do BNB, BASA, BNDES e Finep, da qual integra um dos participantes da reunião.
A cultura organizacional é uma das pautas da AFBNB, prezando pela melhoria dos processos, condições de trabalho adequadas, qualificação dos seus quadros e valorização dos funcionários. “A AFBNB tem apontado ao Banco, de maneira recorrente, fragilidades em processos internos que nos são relatadas por nossos associados. Nossa agenda junto a instâncias externas visa contribuir para que o BNB aja de acordo com sua missão, de Banco de Desenvolvimento, que não deve se pautar por governança de mercado, ingerências políticas, disputas internas ou práticas exploratórias de seus recursos humanos”, afirmou Rita Josina.
Pela AFBNB, participaram a Diretora-Presidente Rita Josina, os diretores Assis Araújo, Dorisval de Lima e Tércio Sobral, além da Conselheira Fiscal Valéria Silva.
A AFBNB Firme na Luta!









