AFBNB se reúne com o Presidente do Conselho de Administração do BNB

289



Em agenda institucional da última semana, realizada em Brasília, na quarta-feira (17), a AFBNB, representada pelos diretores Alci de Jesus e José Frota de Medeiros se reuniu com o Presidente do Conselho de Administração do Banco, Ariosto Culau.


Na oportunidade, os diretores expressaram as preocupações quanto às diversas questões que impactam a vida dos trabalhadores do Banco do Nordeste do Brasil e que ainda não foram solucionadas, oficializando-as por meio da entrega de documento da AFBNB (Leia na íntegra), o qual entre outras demandas explicita àquelas relacionadas à previdência complementar, ao Plano de Carlos e Salários, à isonomia e ao fortalecimento do BNB e de sua estratégia enquanto instituição de desenvolvimento.


Na reunião, a AFBNB chamou a atenção quanto à importância de uma ação política firme em relação à questão regional e ao desenvolvimento regional, destacando o acompanhamento realizado pela entidade de projetos no âmbito do Congresso Nacional, especialmente em relação à PEC 87/2015, que desvincula das receitas da União recursos dos Fundos Constitucionais, e aos PLs 532 e 2125, os quais visam compartilhar recursos do FNE e vincular percentual específico para repasse aos bancos cooperativos e confederações de cooperativas, respectivamente.


A Associação espera o posicionamento da Presidência do Conselho de Administração sobre as questões apresentadas, inclusive em relação à eleição do Conselheiro Representante dos Funcionários do BNB, considerando que a Instituição é o único banco público que ainda não cumpriu a Lei relativa à questãoao assunto.


A expectativa da AFBNB é que o Presidente do Conselho de Administração possa se articular com o Presidente do BNB, assim como junto ao Ministério da Fazenda e ao Governo Federal, no sentido de que os pleitos dos trabalhadores do BNB sejam atendidos.


Mobilização política pela PEC do Recorte Regional


Ainda na quarta-feira (17), os diretores da AFBNB estiveram no gabinete da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), onde puderam discutir com a assessoria e apresentar à senadora a proposta da AFBNB em relação à PEC do Recorte Regional (leia).


A senadora se comprometeu a aprofundar o estudo sobre a proposta da AFBNB e encaminhar posicionamento, a fim de que possa ser feita ampla mobilização junto aos senadores para efeito de coleta de assinaturas visando ao registro da PEC.


 A AFBNB, assim como no Senado, também iniciou as articulações sobre a PEC do Recorte Regional na Câmara dos Deputados, tendo sido apresentada a proposta aos deputados Júlio César (PSD-PI), coordenador da Bancada Nordestina e Júlia Marinho (PSC-PA), presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia – CINDRA.



Carta entregue ao Presidente do Conselho de Administração do BNB


Source: Notícias – 500

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome