AFBNB sedia lançamento do livro “Faces do Marxismo” e proporciona debate

216

No dia do Bancário, quarta-feira (28), a AFBNB recebeu em sua sede, na cidade de Fortaleza (CE), o lançamento do livro “Faces do Marxismo”, obra coletiva que reflete sobre a atualidade do pensamento marxista e temas como imperialismo, fascismo, ditadura, adoecimento da classe trabalhadora entre outros temas. O evento contou com a presença dos professores Fábio José Cavalcanti de Queiroz (Urca) e Frederico Costa (UECE), organizadores da coletânea. Ao todo, o livro conta com textos de 24 autores das mais diversas especialidades acadêmicas e é lançado pela Editora CRV.

Em sua abordagem sobre a temática da obra, o professor Fábio Queiroz destacou o apoio e o incentivo da AFBNB em torno de debates e reflexão sobre temas como o marxismo, desafio a ser superado, não só na sociedade, como também na Academia. Dentre os diversos assuntos que destacou, Fabio relembrou o surgimento do marxismo em meio a classe trabalhadora e suas várias reinterpretações ao longo do tempo, “trabalhamos de uma maneira muito aberta com o marxismo. O Mundo mudou muito. Nosso papel hoje é atualizar, um grande desafio, como a crise ambiental ou o adoecimento laboral são temas fortes hoje e que não eram ainda no século 19, na época do Marx”, apontou.

O professor Frederico Costa, destacou, entre outros pontos, a relação de trabalho e da exploração da classe trabalhadora pelo capital, com ênfase para os bancários e a importância das entidades representativas para a mobilização: “os bancários são explorados e ao estarem em associação estão em um patamar significativo de consciência de classe, de coletividade, ainda mais de um banco público, estatal. O lado do marxismo (na história) é o lado das grandes maiorias dos trabalhadores e trabalhadoras em sua diversidade” explicou Frederico.

A Diretora-Presidente da AFBNB, Rita Josina, destacou a importância do lançamento do livro no Dia do Bancário, comemorado no dia 28, a conjuntura nas quais estão inseridas as pautas institucionais da AFBNB no atual momento de organização de seu Conselho Técnico e as reflexões acerca dos desafios da categoria e dos trabalhadores em geral,  “tudo que está acontecendo com a classe tem a ver com as discussões do livro. Não podemos pensar o nosso mundo e a sociedade se não estivermos ancorados nas teorias que orientam nossas lutas”, enfatizou Rita.

Em seguida foi aberto debate para participação dos presentes, com o apontamento de importantes reflexões sobre o estágio das lutas e da política atual no Brasil, e as perspectivas de mudanças nas relações de trabalho e condições de vida da sociedade.

Ao final houve sessão de autógrafos com os autores do livro. A AFBNB segue inserida nos espaços e fóruns de discussão que contribuem com o avanço dos debates e das lutas da classe trabalhadora.

Viva a Luta da Classe Trabalhadora! Abaixo toda forma de opressão!

AFBNB Firme na Luta!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome