Agenda Institucional – AFBNB intensifica ações em Brasília

251



A Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) está em Brasília desde ontem (6), em uma agenda que prosseguirá até amanhã, representada pela presidenta Rita Josina, o diretor de ações institucionais José Frota de Medeiros e o ex-diretor Alci de Jesus.


Entre as atividades desenvolvidas estão a interlocução com os deputados que presidem as comissões que, conjuntamente com a Associação, realizarão o seminário “Desenvolvimento Regional, prioridade nacional” – que será realizado no auditório Nereu Ramos como parte da programação da 52ª Reunião do Conselho de Representantes, nos dias 21 e 22 de agosto. Dessa forma, estiveram com a dep. Flávia Morais, que preside a Comissão de Legislação Participativa (CLP), e com a equipe técnica para uma checagem das providências para o seminário.


Os diretores participaram da Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) a convite do Deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que integra a Comissão na Câmara dos Deputados, para tratar da renegociação das dívidas dos produtores rurais atingidos pela estiagem.


Para José Frota de Medeiros, todos os problemas decorrem da inexistência de uma política permanente de renegociação de dívidas. “Tínhamos que fazer planejamento e financiamento para a região incluindo como fator da realidade hídrica da região, estimulando a convivência com o semiárido. Isso evitaria desgastes para o agricultor e a realização de reuniões  cansativas e repetitivas para discutir nova negociação de dívidas, novo refinanciamento…”.


Os dirigentes da Associação também se reuniram com o dep. José Guimarães, autor do requerimento de Audiências Públicas para discutir o fechamento de agências do BNB e a taxa de juros do FNE (matérias demandas pela Associação no âmbito da Casa) na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara (CFT). O objetivo foi discutir a efetivação das audiências uma vez que ainda não há data marcada para acontecerem.  Durante o encontro, o Deputado informou que apresentou o Projeto de Lei 6391/2016 que trata do estabelecimento do Fundo Caatinga a ser gerido pelo Banco do Nordeste, discussão que será aprofundada pela AFBNB.


Hoje, os diretores participam do Seminário ‘Em Defesa das Empresas Públicas’, evento promovido pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.  No evento a Diretora-Presidente da AFBNB Rita Josina destacou a resistência dos funcionários do Banco do Nordeste em meio às ameaças de caráter geral aos trabalhadores e em especial quanto ao desenvolvimento regional e aos bancos regionais, citando ainda a importância de aglutinar forças que se dão em diversas frentes como, por exemplo, em relação à Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos que será lançada no próximo dia 13/06. Rita informou ainda sobre realização da 52ª RCR nos próximos dias 21 e 22/08/2017 em Brasília, com Seminário no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.



 


DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome