Artigo: Que perfil defendemos para o BNB? – Por Rita Josina Feitosa

85

Confira abaixo a íntegra do artigo da diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa, publicado hoje no jornal O Estado. O texto – motivado pela repercussão na imprensa da saída de Paulo Câmara da presidência do BNB – aponta o perfil defendido pela Associação para os cargos de gestão do BNB. Confira:

Que perfil defendemos para o BNB?
* Por Rita Josina Feitosa, diretora-presidente da AFBNB

Nos últimos dias tem repercutido na imprensa a saída de Paulo Câmara da presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) com justificativas que vão desde decisão pessoal ao cumprimento de exigências legais. Ainda bem antes da vacância, começavam a surgir as especulações em torno do novo titular.

A troca de titularidade em uma instituição pública não deveria ser algo que gerasse tamanho alvoroço, se esses cargos não fossem negociados politicamente, atitude a qual repudiamos independente do Governo. Embora saibamos que somos seres políticos e que tudo na nossa vida é regido pela política em seu sentido macro, consideramos lamentáveis que negociações partidárias determinem os rumos de instituições públicas tão importantes para a sociedade, como é o BNB para a sua área de atuação.

Por isso, e com o objetivo de defender o BNB – e de blindá-lo de más gestões, como a conhecida gestão temerária que esteve à frente do BNB durante o governo de Fernando Henrique Cardoso – e ainda considerando a relevância da missão institucional/desenvolvimentista do Banco do Nordeste, a Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) produziu há mais de uma década um documento no qual apresenta e defende o perfil que considera adequado não só ao presidente, mas a todos os gestores do Banco.

O documento ” Que gestores o BNB merece? Contribuição da AFBNB para o perfil dos gestores do Banco do Nordeste do Brasil” permanece atual e apresenta o que consideramos como as principais posturas/ações a serem adotadas pela equipe que gere o Banco, baseadas em ideias compatíveis com uma instituição que é referência em desenvolvimento.

Dentre as características, destacamos: Reputação ilibada; Tradição de seriedade e honestidade no trato e na gestão de assuntos públicos ou privados; Competência e experiência técnica na gestão pública ou empresarial (privada), de preferência na área financeira e de crédito para desenvolvimento; Conhecimento técnico sobre o BNB; Conhecimento das questões econômicas e sociais do Nordeste, do Brasil e do mundo; Competência para navegar no universo político e empresarial, nordestino e do centro-sul; e Tradição de gestão transparente, ética, democrática e participativa, com respeito às pessoas e à dignidade do trabalho.

As características defendidas pela AFBNB se complementam e, na nossa avaliação, se observadas para toda a gestão, fortaleceriam o BNB ainda mais, tanto externamente – junto aos governos, clientes e população de modo geral – quanto internamente, criando uma ambiência segura, sólida e confiável para o seu maior patrimônio: seus trabalhadores!

Rita Josina Feitosa – Diretora-presidente da AFBNB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome