Concursados BNB: expectativas, realidade e a importância da organização dos trabalhadores

191

Na última segunda-feira (28/4) completou-se um ano da realização do concurso para Analista Bancário de nível médio no BNB, para preenchimento de 410 vagas imediatas e 300 para cadastro de reserva. De lá para cá, quase a totalidade foi convocada e já integra os quadros do Banco.

A rapidez na convocação demonstra, ao mesmo tempo, o empenho da gestão do Banco, e também a situação precária em que se encontram sobretudo as agências – onde a carência de pessoal faz parte do dia a dia, acarretando sobrecarga de trabalho das equipes, adoecimentos etc.

Com as convocações, esperamos que essa realidade constatada nas visitas feitas pela AFBNB às unidades seja modificada para melhor, com suprimento adequado de trabalhadores, capacitação e condições e trabalho dignas de uma das maiores instituições de desenvolvimento do País.

Sabemos que a aprovação em concurso é a realização de um sonho para os candidatos, que fizeram incontáveis sacrifícios, abrindo mão de momentos importantes para que lograssem êxito no certame. Pós convocação, novos sacrifícios: mudar de cidade para assumir a vaga, morar longe da família e dos amigos… Por tudo isso, parabenizamos os novos trabalhadores do Banco ao mesmo tempo em que os convidamos à organização e luta em defesa do Banco e de condições de trabalho dignas.

A luta continua para os que aguardam a convocação. São 205 aprovados, que seguem almejando integrar os quadros do Banco, fazendo valer seus esforços, justiça e engajamento com forte mobilização em diversas instâncias com este objetivo, qual seja, atuar em prol do BNB e da Região.

Uma luta urgente, para a qual a AFBNB tem se mobilizado, por exemplo, diz respeito à falta de isonomia no que se refere ao plano de saúde CAMED para quem ingressou no Banco após 2018: para esses trabalhadores não está assegurada a continuidade do plano pós aposentadoria, o que, para a Associação, além de injusto vai contra o que se espera para o trabalhador que com compromisso e zelo cumpre a missão do Banco.

A AFBNB reitera sua disponibilidade ao diálogo, à escuta e convida todos que ainda não fazem parte da entidade a se associarem e acompanharem a atuação da Associação. Afinal, conhecer a realidade é o primeiro passo para modificá-la. E no caso do BNB a realidade ainda está longe do que sonhamos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome