Dia do Bancário e Campanha Salarial 2024: valorização e respeito devem marcar o dia a dia!

151

Hoje, 28 de agosto, celebra-se o Dia do(a) Bancário(a). A data coincide com o período de campanha salarial, em que os trabalhadores se unem em busca de melhorias nas condições de trabalho e conquistas de novos direitos. Como em todos os anos, os bancos seguem registrando recordes de lucros, ao passo que dificultam as negociações com a categoria. Para se ter uma ideia, entre 2003 e 2023 o lucro líquido dos maiores bancos no Brasil cresceu 169% acima da inflação, já para este ano, há forte sinalização de melhora nos resultados. No BNB, o lucro líquido no primeiro semestre de 2024 – na ordem de R$ 1 bilhão – representa um incremento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na contramão desses números, a categoria, responsável direta pelos excelentes resultados, segue na peleja em torno de pautas históricas ainda não superadas – plano de cargos e remuneração que atenda à necessidade do trabalhador; isonomia nos processos; PLR linear; recuperação de perdas salariais do passado com ganho real; dignidade previdenciária e de saúde” tecnologia; e uma melhor política de recursos humanos etc – às quais se somam  outras mais atuais: combate ao assédio moral e sexual nas empresas; fim da terceirização e de metas abusivas; melhorias de condições em temas relativos às pessoas neurodivergentes, PCDs, entre diversas outras.

Apesar das diversas rodadas das mesas de negociação, pouco se avançou até o momento, fato que deve levantar ainda mais a pressão da categoria sobre o patronato em busca de resultados que tragam dignidade aos trabalhadores e o atendimento de suas reivindicações.

A AFBNB parabeniza todos os bancários e bancárias por sua dedicação, profissionalismo e responsabilidade ao tempo em que os conclama a se organizarem e serem protagonistas de suas histórias, ao lado das entidades representativas.

As soluções para os problemas que assolam a classe trabalhadora não virão do patrão ou de quem os representa; serão construídas coletivamente e disputadas nas mentes, corações e espaços de decisão, de forma que quanto mais organizada a categoria, maior a chance de avançar nos direitos. Fique bem informado, participe dos fóruns de sua base e esteja presente nesta luta. Apenas com organização da base conseguiremos melhorias.
Por respeito ao trabalhador/trabalhadora, proposta digna e alerta geral!

Só a luta muda a vida!

AFBNB Firme na Luta

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome