A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB) vem a público manifestar seu apoio ao deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ), que enfrenta um processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e tem seu mandato em risco por ter reagido a provocações feitas por um militante de direita que reiteradas vezes o provocou e por último atacou a mãe do deputado – na ocasião, com doença que a levou à morte dias depois.
O processo de cassação que Glauber enfrenta sob o guarda-chuva de “quebra de decoro” escancara a desfaçatez e a parcialidade da Câmara, mesma casa que tolerou calada e quieta quando um de seus deputados invocou para todo o Brasil o nome de um torturador da ditadura, o que, em um país sério, teria rendido prisão imediata e perda de mandato.
Nada o fez. Entretanto, agora aprova um parecer para cassação de um deputado cujo histórico mostra de que lado da história ele está ao se engajar e lutar por causas sociais, ambientais e de minorias no Brasil. A tentativa de cassação baseada no parecer do relator deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) é uma afronta aos movimentos sociais e atenta contra a própria democracia.
Por isso, vimos manifestar apoio ao deputado, ao tempo em que solicitamos aos demais deputados a rejeição do parecer e arquivamento do processo.
Só a luta muda a vida!
Associação dos Funcionários do BNB – AFBNB
Gestão A AFBNB firme na luta!
Bom dia! Na condição de trabalhador, bancário do BNB(órgão público) e dirigente da AFBNB reitero o teor da mensagem de desagravo ao dep Glauber (valida para todos que defendem a Democracia e se insurgem contra a política de terra arrasada, e por isso sofrem perseguição, historicamente). O Deputado tem sido aliado da Associação na suas labutas em Brasília, sempre se pautando contra as medidas que ensejam ameaças ao BNB/BASA, FNE/FNO, Nordeste, etc de interesse da sociedade. Temos participado de ações, e atualmente na CLP, comissão que ele está a frente. Lamento profundamente manifestações desqualificadas, despoitizadas, com teor reacionário sobre tal reconhecimento e reciprocidade. Ainda mais de colega que já contou com o apoio integral e incondicional da AFBNB quando a ela recorreu em situação de perseguição nas relações de trabalho. “Agradecemos pelo reconhecimento”. Seguiremos firmes nessa luta, que vai além disso, política, institucionalmente e pelos direitos da classe(contra assédios de toda ordem, perseguição, descomissionamento, falta de isonomia, trabalho gratuito – 7a e 8a horas, por exemplo, previdência, saúde…). Temos a consciência que é com esse segmento que o deputado integra, como já fizemos, e sempre faremos, que podemos contar com o espaço no parlamento para buscar evitar políticas de desmonte do BNB/FNE, corte de direitos/conquistas dos trabalhadores, etc de perversidades do gênero. Sem dúvida alguma encontraremos amparo no segmento que hoje busca excluir o deputado desse espaço. Como vão ter ataques dessa ordem, lamentavelmente, espero que os que “reconhecem” a Associação dessa forma rebaixada o façam e tenham êxito. Mas duvido. Viva a AFBNB! A AFBNB somos nós, nossa força e nossa voz!