Opinião: 1º de Maio e Pandemia – uma reflexão necessária!

2
  • Por Assis Araújo, Diretor de Organização e Finanças da AFBNB

 

O primeiro de maio sempre foi uma data importante para a classe trabalhadora, porque para além de um feriado ele expressa a força dos trabalhadores e sua luta em defesa dos seus direitos e de melhores condições de vida. É também um dia especial de denúncia dos abusos do capitalismo na sua trajetória destrutiva da existência: dos seres humanos enquanto gente, e da própria natureza na eliminação dos seus recursos naturais.

Este primeiro de maio de 2020 é bem diferente na medida que os trabalhadores não sairão às ruas para denunciar e reivindicar, e os capitalistas não farão suas hipócritas propagandas enganosas ao sugerirem uma igualdade nos esforços de produção (colaboração) e uma justiça na repartição dos resultados (lucros). A pandemia pôs os pingos nos is, ou melhor, a pandemia do coronavírus revelou a quem não conseguia enxergar o engôdo do sistema capitalista que a todos ludibriava e enganava.

O desespero da classe patronal, para levar os trabalhadores às unidades de produção, mostra na realidade quem produz riqueza, quem gera o excedente o qual é subtraído do conjunto dos seres humanos e canalizado para uma minoria, manipuladora dos meios de comunicação, da classe política, jurídica e dos Estados Nacionais.

De fato, não obstante toda a riqueza acumulada, o mundo capitalista não foi capaz de evitar centenas de milhares de morte pela Covid-19, e nem poderia porque sua preocupação sempre foi e será o lucro, acima da vida e da preservação do Planeta.

Quando surgiram os primeiros casos da doença por que este mundo “eficaz” não se voltou a ajudar na origem? Por acaso faltavam recursos? Quando na Itália desembarcou não seria mais um alerta da tragédia anunciada? A incapacidade se mostra mais absurda e reveladora da fragilidade do Capitalismo ao fazer dezenas de milhares de mortos nos Estados Unidos em poucos dias! Lamentamos todas as mortes e achamos que o caminho poderia ter sido outro, não fora a estupidez dos encaminhamentos governamentais.

Uma orientação política adequada mostra que é possível salvar muitas vidas.

Constatamos isso no caso da Argentina, da Venezuela, de Cuba, de Portugal, da própria China etc. No caso do Brasil, não é difícil verificar que, além da pandemia, temos um problema grave que é a posição do Governo Federal quanto às orientações da OMS, dos infectologistas, enfim, do pensamento geral sobre a imprescindibilidade do isolamento social.

Assim, é urgente o despertar da classe trabalhadora para a travessia difícil da pandemia, com isolamento social, uso do álcool gel, máscaras, distanciamento, etc,; e forjar uma nova forma de existência, cujo deus-mercado não tenha mais domínio; mas sim, uma sociedade fraterna, amiga, capaz de pensar conjuntamente, de ter a vida de cada ser humano como seu objeto, com distribuição de renda, de terras; que a pobreza seja anormal e coisa do capitalismo, de antigamente, do tempo dos homens cruéis, tipo Bolsonaro, aquele do Brasil!

Fora Bolsonaro!

Viva o 1º. De Maio – dia de luta da classe trabalhadora

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome