Confira abaixo artigo da diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa, publicado no jornal O Estado, por ocasião do aniversário do BNB, comemorado no último sábado (dia 19):
Uma das provas de grandeza de sua atuação está na ampla rede de agências que abrange todos os Estados do Nordeste, além do Norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Em números também o BNB demonstra importância, encerrando o ano de 2024 com um crescimento no número de operações contratadas, chegando a 4,7 milhões de empréstimos e financiamentos concedidos, o que representa um aumento de 9,6% em relação a 2023. Neste primeiro trimestre de 2025 o BNB encerrou o período com um crescimento de 16,4% no volume de contratações em relação ao mesmo período do ano passado: foram R$ 13,7 bilhões em empréstimos e financiamentos.
Importante lembrarmos que nada disso seria possível sem aquele que é e sempre será o maior valor do Banco: seus trabalhadores, que atuam diuturnamente em prol das ações do BNB, no atendimento qualificado, na implementação de projetos, na contratação de novos financiamentos, operações de crédito e tudo que diz respeito à missão desenvolvimentista.
Bem próxima a essa realidade está a Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB), entidade que há 39 anos segue atuante na luta em prol dos trabalhadores e na defesa permanente do Banco, seja nas diversas mobilizações na trincheira contra projetos que buscam fragilizar sua atuação e a principal fonte de financiamento, o FNE; seja na cobrança permanente por melhores condições de trabalho, isonomia, dignidade previdenciária e de saúde, tecnologia, processos transparentes, uma Política de Recursos Humanos justa e contra quaisquer práticas de assédio.
O BNB é um patrimônio do povo brasileiro! Cabe a cada um de nós defendê-lo, estarmos atentos (e fortes) para coibir e anular, interna e externamente, qualquer ataque à sua atuação. A AFBNB seguirá firme na luta pela manutenção e cumprimento da missão histórica do Banco, sua inserção nos debates e operacionalização de políticas públicas inclusivas. Defender o BNB é também reconhecer e valorizar os que estão a cada dia fazendo um Banco melhor. Parabéns e vida longa ao Banco do Nordeste!
RITA JOSINA
DIRETORA-PRESIDENTE
DA AFBNB








