Planejamento
Nos dias 6 e 7 de fevereiro, os integrantes da gestão “A AFBNB firme e pela Base” se reuniram em Fortaleza durante atividade de planejamento. O objetivo foi avaliar o cenário atual no qual a Associação está inserida, refletindo e debatendo sobre as oportunidades, ameaças, pontos fracos e fortes a partir dos quais serão planejadas as estratégias e ações futuras da entidade.
Além disso, discutiram sobre conjuntura, organização, orçamento, CAMED-CAPEF, agenda Institucional e questões funcionais.

Solenidade de posse
Na noite da sexta-feira (6/2), com a presença de parceiros, entidades sindicais, movimentos sociais e representantes de base, a gestão “A AFBNB firme e pela Base” realizou na noite desta sexta-feira (6/2) a solenidade de posse para o triênio 2026-2028, no BNB Clube.
Durante o evento, houve homenagem a Stefani Arruda, Gilberto Feitosa e José Carlos Aragão Cabral (in memoriam), integrantes da gestão passada que seguirão novos desafios, não integrando a atual diretoria (confira abaixo texto de agradecimento de Gilberto Feitosa). Foi feito ainda um minuto de silêncio em homenagem a Arcelino Ferreira Lima, segundo presidente da AFBNB, falecido no último dia 31 de janeiro.
Em seu discurso, a diretora-presidente Rita Josina reafirmou que o compromisso da AFBNB é com os trabalhadores, que são os construtores de todas as riquezas da sociedade. “Não esquecemos um só momento porque estamos nessa tarefa, muitas vezes tão árdua, de representar nossos mais de 5 mil associados, da ativa e aposentados, cada um com suas demandas e urgências”, afirmou.
“A AFBNB firme e pela Base não é apenas o nome da gestão, um nome qualquer, mas representa o espírito dos que a compõem, marcado pelo compromisso irrestrito e absoluto com as causas coletivas, com a base de trabalhadores do BNB e com a defesa do Banco do Nordeste enquanto promotor do desenvolvimento regional, em defesa do FNE e pelo fim das desigualdades regionais”, afirmou.
O evento contou com momento cultural, com a participação do grupo Maracatu Solar e dos cantores Gildomar Marinho e Fladiana.







Homenagem de Gilberto Mendes à AFBNB
Em nome da Presidente Rita Josina Feitosa da Silva, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e demais associados da honrosa Entidade AFBNB, dirijo-me com muita humildade para agradecer a fiel atenção no que se refere à minha pessoa, consequentemente chegando à minha família e poder afirmar o carinho fraternal que sempre possuí para com todos vocês, por se tratar de uma família sagrada, como poder fixar-me aos caminhos traçados em defesa dos trabalhadores da instituição BNB.
Nunca deixaria de compartilhar toda minha gratidão em fazer parte ativamente, gratificando-me ao canto uníssono da base e confirmando-me que a marca das Gestões ultrapassa o florescimento da expoente citada acima, mantendo-se muito firmemente nos diálogos, consolidando-os e intensificando-os no dia a dia com uma presença maciça no tocante à base em diferentes Estados da Nação Brasileira.
Ao espelho das verdades e das ações em consonância ao marco histórico quando da criação ou fundação da AFBNB, em 04/2/1986, constatamos a transparência, a lisura com que é aplicado os fatores jurídicos, políticos e ao mesmo tempo ao social, em proteção aos trabalhadores da empresa e defesa do próprio BNB e Nordeste brasileiro.
Na nova gestão o criativo tema “A AFBNB Firme e pela Base”, traduz a essência da notoriedade das reflexões como Entidade de Classe, onde a Representação está proativa nas Unidades do BNB e, se fortalecem e efetivam-se na força plural do seu valoroso quadro de pessoa, atrelando-se aos cuidados ou ligando o útil e agradável pulsar em ar continuidade ao proeminente trabalho de permanência ativa da AFBNB ao celeiro de questionamentos para sustentabilidades das mesmas, Empresa e Associação.
Por tudo isto, mais uma vez quero poder afirmar do grande amor que tenho para com os senhores e senhoras que integram os virtuosos escopos da AFBNB e BNB, pedindo ao Deus do Universo toda a luminosidade de proteção e fortalecimento com muita paz e saúde para todos.
Finalmente, frutifica-se a cada momento a lucidez que ainda estou a percorrer nos caminhos de glórias aos enormes pontos de reflexões da vida dedicada e volta para o bem a Nação e de um BNB firme e forte. Sinto-me mito honrado e gratificado pelas homenagens prestadas a um ser simples e possuidor de fidelidade ímpar à AFBNB e pela destemida defesa das cores de nossa Instituição de Crédito, levadas ao bem de todo um Nordeste de desigualdades ainda muitas existentes.
Obrigado a todos e muitas felicidades ao novo período para o triênio 2026 a 2028. Desejamos infinitos sucessos e iluminação para sempre, sobre a ótica de “Um Novo Tempo”.
Saudações,
Fortaleza-CE, 06 de fevereiro de 2026.
Gilberto Mendes Feitosa
Maria Vênus Andrade Almeida
Teresina-PI








