Os bancos estatais cumprem um papel preponderante na economia do país. São instituições que atuam de forma estratégica no âmbito da política de financiamento, de forma diferenciada, contribuindo sobremaneira para a inclusão social e para o desenvolvimento do país, que gerem e operacionalizam políticas, projetos e programas sociais.
Considerando a importância do serviço público e das estatais, sobretudo no contexto da situação de pandemia do corona vírus (Covid – 19) e de ameaças que rondam as empresas públicas, ora em maior evidência pelo processo de reestruturação anunciado no Banco do Brasil, a AFBNB considera pertinente a inserção neste importante debate.
Como iniciativa neste sentido, por meio da edição do programa ‘Nossa Voz’ de hoje (18), retransmite em sua página no facebook nesta, a partir das 18h, um debate entre entidades sindicais sobre o assunto. Por oportuno, a Associação manifesta que se soma à luta dos trabalhadores do BB, no entendimento de que as medidas anunciadas, para além de uma simples restruturação, como é justificado, aponta para o desmonte da instituição. No mesmo sentido, enfatiza que tal direcionamento não constitui fato isolado. Sim, peça de uma projeto maior de destruição do que é público, para fins de favorecimento ao setor privado. Dessa forma a Entidade ratifica o seu desacordo com o processo em curso, bem como reitera a parceria com o movimento sindical na luta contra a anunciada restauração, em defesa das estatais e do serviço público.
DEBATEDORES:
Edilson Montrose (Diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo)
Roger Medeiros (Diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará)
Eneida Koury (Presidenta do Sindicato dos Bancários de Santos e Região)
Gorete Barone (diretora do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo)
MEDIAÇÃO:
Pedro Otoni (Secretário de Comunicação da Intersindical)