Propostas da AFBNB recebem apoio no Congresso Nacional

199



No terceiro dia da agenda institucional da AFBNB em Brasília (dia 12), os diretores Alci Lacerda de Jesus e José Frota de Medeiros estiveram em audiências com o Senador José Pimentel, com José Lopez Feijó, assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República e com o líder do Governo na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães. Além disso, levantaram elementos para analisar a possibilidade de realização da 48ª Reunião do Conselho de Representantes em Brasília, em agosto próximo, articulada com a bancada nordestina e com entidades de trabalhadores dos órgãos regionais.


Pela manhã, em reunião de mais de uma hora, os diretores estiveram com o Senador José Pimentel, onde mais uma vez discutiram diversos pontos relacionados à conjuntura nacional, ao Banco do Nordeste do Brasil, tanto no campo institucional quanto corporativo, assim como em relação aos projetos da entidade para este ano no Congresso Nacional.


Em relação à realização do Seminário “Nordeste, sem ele não há solução para o Brasil” no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em agosto próximo, o senador aquiesceu em apoiar, sugerindo ser articulado o Ministro Mangabeira Unger, o que já está sendo tratado pela entidade, inclusive, com pedido de audiência. O senador informou que o Ministro Mangabeira Unger estará em breve em várias comissões do Senado Federal, dentro de ciclos de debate relativo ao desenvolvimento regional.


Na audiência com o senador, a AFBNB teve oportunidade de tratar vários temas, tais como reintegração dos demitidos, isonomia, capital social do BNB e agentes de desenvolvimento. Em relação à proposta da AFBNB de formação de uma possível frente parlamentar pelo desenvolvimento regional do Nordeste e Norte do país, o senador discorreu que a frente “não pode vir para dispersar, mas, sim, para agregar, aglutinar, inclusive, fortalecendo as comissões e coordenação relacionadas à temática, já existentes”.


No período da tarde, a Associação esteve na Secretaria Geral da Presidência da República, em reunião com José Lopez Feijó, oportunidade em que apresentou suas propostas no sentido de demarcar este ano como de mobilização e luta pelo desenvolvimento regional e solicitou apoio da Secretaria na divulgação, junto aos ministérios e à presidência, do documento “Nordeste, sem ele não há solução para o Brasil”, reforçando a articulação já iniciada pela AFBNB. Os diretores reforçaram a importância de o Governo ter capacidade de articulação com os movimentos sociais e sindicais.


No final da tarde, a Associação esteve com o líder do Governo na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães, oportunidade em que recebeu apoio para a realização do seminário sobre desenvolvimento regional em agosto, assim com em relação à ideia de formação de frente parlamentar pelo desenvolvimento regional do Nordeste, não conflitando com a atuação da bancada nordestina.



Também foi tratada a questão da reintegração dos demitidos da era Byron Queiroz, na perspectiva de que a resolução dessa pendência possa se dar de forma efetiva, haja vista a análise de cláusula do Acordo Coletivo junto ao DEST/Planejamento, e a possível aprovação do PL dos demitidos tanto na Câmara quanto no Senado, objeto de mobilização e ação da AFBNB no Congresso Nacional desde 2005. Finalmente, foi sugerida ao líder do governo que a democracia seja radicalizada nos órgãos públicos, no sentido de fazer prevalecer o relacionamento entre suas entidades representativas e a base. Para a AFBNB o esforço realizado pela entidade nos seus 29 anos demonstra seu compromisso com o Nordeste, com o Banco, com a valorização dos trabalhadores.  


Source: Notícias – 600

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome