Como parte das atividades da Semana de Mobilização em Defesa dos Trabalhadores e do BNB, a AFBNB esteve na manhã desta sexta-feira (18) na agência Parangaba, em Fortaleza, dialogando com os trabalhadores e conhecendo as novas instalações onde a agência funciona desde o mês passado.
A Diretora-Presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa, e os diretores Assis Araújo e Dorival de Lima parabenizaram a equipe pelo novo espaço e pelo aniversário do BNB, que completa 73 anos amanhã (19/7), reforçando que o Banco precisa ter um olhar diferenciado para as agências porque é nelas que os resultados da instituição e os vínculos com a sociedade são construídos.
Os trabalhadores da agência destacaram a melhoria na qualidade do trabalho e na produtividade com a mudança de prédio, agora com condições dignas de trabalho, e destacaram que instalações adequadas é o mínimo que se espera de um Banco de Desenvolvimento. Vale lembrar que essa pauta foi levada inúmeras vezes pela AFBNB durante reuniões com o Banco e que muitas das unidades críticas, visitadas periodicamente pela Associação, foram requalificadas.
Para Rita, a Semana de Mobilização é uma luta política, justa e importante por trazer para o debate questões tanto institucionais quanto funcionais que precisam ser melhoradas e aprimoradas neste que é o principal instrumento de desenvolvimento do País: o BNB. “Nós temos zelo e preocupação com o BNB e com os trabalhadores. Somos um Banco diferenciado e merecemos também um tratamento adequado”, ressaltou Rita Josina.
Plano de Cargos e Remuneração (PCR); comissionamentos/descomissionamentos; concorrências; processos internos; classificação das agências; condições de trabalho; CAMED e CAPEF; filiações e organização dos trabalhadores, foram alguns dos assuntos discutidos.
A Semana de Mobilização é uma iniciativa da AFBNB realizada desde 2018, na semana do aniversário do BNB, com o objetivo de estimular reflexões e debates em torno do fortalecimento do BNB e da valorização de seus trabalhadores.
Veja fotos da Reunião












