TCU apresenta modelo de prevenção e combate ao assédio

4
O modelo será apresentado em evento on-line no próximo dia 5 de maio. O Tribunal deve incluir em auditorias futuras a análise do nível de maturidade das organizações federais com prevenção e combate ao assédio
Por Secom TCU
26/04/2022

CombateaAssedio_Evento_TCUDigital_16-9_1920x1080px.png

Para orientar os gestores públicos a estruturarem seus sistemas internos de prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho, o Tribunal de Contas da União (TCU) vai realizar, no dia 5 de maio, às 14h30, o evento on-line “Prevenção e Combate ao Assédio: Práticas e Modelo para Implantação”. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do TCU no YouTube.

No evento, o Tribunal vai apresentar sistema de prevenção e combate ao assédio moral e sexual desenvolvido a partir de conversas com especialistas, estudos e boas práticas adotadas por instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior.  O guia é baseado na implementação de quatro mecanismos: institucionalização, prevenção, detecção e correção.

A partir desse modelo, o TCU deve incluir em auditorias futuras a análise do nível de maturidade das organizações da administração pública federal em relação à implementação de iniciativas de prevenção e combate ao assédio, seguindo as determinações do Acordão 456/2022 – Plenário, relatado pelo ministro Walton Alencar Rodrigues.

Com esse modelo, o TCU espera contribuir para um ambiente de trabalho saudável, sustentável e respeitoso entre os colaboradores da Administração Pública Federal.

Clique neste link para se inscrever.

 

Programação do evento:

14h30 – Abertura: Bruno Dantas – Ministro do Tribunal de Contas da União

14h40 – Impacto do assédio nas organizações: Lis Soboll – Professora da Universidade Federal do Paraná

15h – Apresentação do modelo de prevenção e combate ao assédio sexual e moral elaborado pelo TCU: Claudia Mancebo – Auditora Federal de Controle Externo do TCU

15h10 – A experiência na ONU na prevenção e combate ao assédio moral e sexual: Maristela Baione – Representante-residente assistente e coordenadora da área programática do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conselheira do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do TCU.

15h20 – Mesa Redonda: Experiências, práticas e obstáculos vivenciados na CGU, CNJ, TRF 4ª Região, Senado Federal, Petrobras: Salise Monteiro Sanchotene – Desembargadora do TRF da 4º Região e Conselheira do Conselho Nacional, de Justiça; Ilana Trombka – Diretora-geral do Senado Federal; Carmen Lucia Correa da Costa – Funcionária da Petrobras; e Gilberto Waller Júnior – Corregedor da CGU.

16h – Debate: perguntas dos participantes e do público no YouTube.

16h20 – Encerramento: Dione Mary de Cerqueira Barbosa – Secretaria de Controle Externo da SecexAdministração.

Serviço

Dia: 5/5/22, quinta-feira

Horário: das 14h30 às 16h30

Link para inscrição

Local: Canal do TCU no YouTube

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome