O dia de ontem foi marcado por manifestações de trabalhadores do BNB por melhores condições de trabalho e fim de práticas que levam ao adoecimento mental. O dia de luta por saúde e condições de trabalho foi definido em plenária pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) e os sindicatos filiados.
O movimento contou com grande adesão dos trabalhadores em várias cidades da Bahia, Sergipe, vinculadas à Federação BA/SE, e além delas de unidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba, com a mobilização do diretor regional da AFBNB, Francisco Ribeiro (Chicão) e da conselheira fiscal Socorro Ferraz respectivamente. A AFBNB foi uma das entidades apoiadoras do protesto.
A manifestação teve por objetivo chamar a atenção de clientes e da gestão do Banco para os inúmeros problemas enfrentados pelo trabalhador – desde equipamentos e sistemas defasados, falta de pessoal, metas abusivas, assédios, falta de transparência nos processos… – que têm levado ao adoecimento físico e mental. Para a AFBNB, o adoecimento metal dos trabalhadores do BNB não pode ser tratado como algo pontual ou individual, mas sim como consequência de ambientes insalubres, trabalho excessivo e práticas desgastantes e abusivas.
Outro ponto destacado foi a falta de isonomia no acesso à Camed, restrita ao período da ativa para quem ingressou no BNB a partir de 2018, ou seja, quando esses trabalhadores mais precisarem da segurança de um Plano de Saúde, após a aposentadoria, não a terão.
Foram realizadas atividades nas seguintes unidades do BNB (logo abaixo, veja a galeria de fotos)
Bahia – Barreiras, Casa Nova, Candeias, Civil Towers (Conaj, Gerat, Centrais de Crédito)– Salvador, Conceição do Coité, Correntina, Juazeiro, Ibotirama, Ipiaú, Irecê, Ipirá, Barra – Salvador, Comércio – Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Vitoria da Conquista.
Paraíba – João Pessoa Epitácio Pessoa (PB)
Rio Grande do Norte – Ceará Mirim, Parnamirim, Superintendência Estadual, Agência Tirol, Conaj, Gerat e Centrais.
Sergipe – Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Boquim, Central de Crédito, Siqueira Campos e Centro – Aracaju, Estância, Jardins- Aracaju, Central de Crédito de Varejo Rural – Aracaju, Central de Crédito Varejo Rural II – Aracaju, Itabaiana, Centro – Aracaju
Leia abaixo o texto do Manifesto:
Ponta Iceberg
Galeria de fotos
Fotos Paraíba

Fotos RN



Fotos BA e SE









Parabéns a AFBNB por dar qualificação aos representantes, porque a maturidade é saber sobre os problemas, que nos cercam dentro da empresa BNB E isto não é o suficiente para saber sem o valioso curso, mesmo tendo tirado o primeiro lugar no vestibular, ainda não torna suficiente para tal capacidade em defesa dos trabalhadores do BNB, nas áreas em que atuam… e a partir de agora sim vcs estão bem capacitados. em representar as unidades, em que o banco funciona sem limitar as questões que conflitam a nós pelo motivo da oportunidade ou comodismo…é essa a minha avaliação. De um analista poeta!.