A AFBNB manteve diversas agendas nesta última semana, com presença junto à base e encaminhamento de ofícios ao Banco.
Na última terça-feira a AFBNB esteve em Salvador onde participou do Encontro de Participantes da Capef. A Associação foi representada pela Diretora Presidente Rita Josina, ocasião em que reforçou a luta da AFBNB em defesa da dignidade previdenciária.
Ainda na terça-feira, já em João Pessoa (BNB), Rita se reuniu com trabalhadores aposentados e participou de momento de confraternização, juntamente com a ouvidora da Camed Luiza Barbosa – recém conduzida ao cargo; a conselheira Suenize Limaverde, a conselheira fiscal da AFBNB, Socorro Ferraz e o ouvidor da CAPEF, Edilson Rodrigues (Mamão).
Rita Josina falou da satisfação de estar com os aposentados e destacou que o Banco do Nordeste existe porque existiu o trabalho deles: “eu tenho 34 anos de Banco, pretendo levar o Banco por mais tempo mas isso graças ao trabalho que vocês fizeram! Somos gratos e a sociedade de um modo geral sabe da importância do trabalho de vocês”, destacou.
Já na tarde da quinta-feira (5) a AFBNB encaminhou ofício para o BNB acerca do cronograma de convocação do cadastro reserva do último concurso realizado pelo Banco (veja ofício abaixo).
Na manhã desta sexta-feira (6/12), a Associação encaminhou à diretoria de Planejamento do BNB ofício no qual manifesta preocupação com o fechamento temporário do Centro Cultural Banco do Nordeste para fins de reforma e solicita a análise de melhorias sem que seja necessária a interrupção total das atividades (veja abaixo).
A AFBNB firme na luta!
OFÍCIO 1
Fortaleza-CE, 05 de dezembro de 2024
À Senhora
Ana Teresa Barbosa
Diretora de Administração
Banco do Nordeste do Brasil S.A.
Nesta
Assunto: Convocação dos aprovados no Concurso
Senhora Diretora,
Inicialmente, saudamos as recentes convocações dos aprovados no último concurso do BNB. Trata-se de importante e coerente medida adotada pela gestão do Banco, em particular pela área de Recursos Humanos. É mister enfatizar que esse direcionamento constitui reivindicação permanente da AFBNB, sendo pautada sempre nas interlocuções com a gestão do Banco, inclusive por documentos e demais formulações, ciente da importância do aumento de mão de obra, seja no suprimento de vagas nas unidades e no incremento dos negócios em toda sua área de atuação do BNB.
Tendo em vista o atual processo, vimos por meio desta solicitar novas informações acerca das próximas fases de convocação, fato que sempre gera expectativa entre os aprovados, que recorrem à Associação em busca de novas informações e atualizações.
Desde já nos colocamos à disposição para o diálogo, desejando sempre a continuidade do aumento no quadro de funcionários do BNB tendo em vista o cumprimento de seu papel histórico no desenvolvimento da Região.
Atenciosamente,
Rita Josina Feitosa da Silva – Diretora-Presidente
Com cópia para Gestão de Pessoas e Superintendência de Desenvolvimento Humano
OFÍCIO 2
Fortaleza-CE, 06 de dezembro de 2024.
Ao Senhor
José Aldemir Freire
Diretor de Planejamento
Banco do Nordeste do Brasil S.A.
Nesta
Assunto: Suspensão das atividades do Centro Cultural
Prezado Senhor,
A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) compreende a cultura como instrumento imprescindível ao desenvolvimento, sobretudo quando pensamos no desenvolvimento em uma região historicamente à margem de políticas públicas que potencializassem suas capacidades, mas com um acervo cultural dos mais ricos e plurais do país. Assim, não apenas consideramos louváveis as atividades dos Centros Culturais BNB como defendemos a criação de mais Centros.
Por tudo isso, a Associação foi tomada de preocupação ao saber da determinação quanto ao fechamento temporário do Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza, no período de 23 de dezembro a fevereiro.
É importante destacar que a elaboração de uma programação para o Centro Cultural exige negociações prévias, consolidações de agendas – inclusive de artistas de fora de Fortaleza – disponibilidade de equipamentos técnicos dentre outras necessidades, o que não se limita a apenas ao mês de execução da programação.
Embora consideremos relevantes e necessárias as melhorias na estrutura dos Centros, alertamos que o fechamento do equipamento impacta em centenas de trabalhadores, artistas, produtores, técnicos além do próprio público, com o agravante de ser em um período peculiar, de férias e visitação de turistas.
Vimos, portanto, solicitar reunião para tratar do assunto, bem como a análise de outras possibilidades para o referido serviço, que não o fechamento total do equipamento, levando em conta os impactos estruturais do segmento, programação, continuidade e acreditação, além do impacto financeiro a centenas de trabalhadores da cultura que são partes fundamentais para o funcionamento do Centro Cultural.
Certos de sermos atendidos em nossa demanda, agradecemos a atenção dispensada e colocamo-nos à disposição.
Atenciosamente,
Rita Josina Feitosa da Silva
Diretora-Presidente