AFBNB 30 ANOS – Depoimentos

233


Lembrando os 30 anos da AFBNB a Associação colhe depoimentos de diretores e funcionários para que possam dar sua contribuição e homenagear as três décadas de vida da Associação. Encaminhe também seu depoimento para o e-mail comunicacao@afbnb.com.br


Confira abaixo:


“A gente tem que comemorar todo dia porque há 30 anos atrás a (criação) da AFBNB foi um movimento que mexeu à época e eu tenho certeza que aquele dia foi um marco mas todo dia uma agenda estava sendo construída, tratada, teve todo um desdobramento. Isso foi tão forte e ainda hoje esse sentido da existência da entidade permanece mais vivo do que nunca. O objetivo da entidade é realmente uma causa social, uma causa justa, que precisa realmente as forças se aglutinarem e eu acho que a AFBNB é um grande catalisador para isso.  Às vezes temos a impressão de sermos pequenininhos no meio de tanta coisa, mas quando a gente passa por uma agenda institucional como essa recente, que foi pesada, e pessoas que a gente acha que estão com o poder na mão chega pra gente e diz assim: “a salvação está em vocês”, como se dissessem  que a saída pra essa situação está em uma entidade organizada, que está presente o tempo todo, que tem uma pauta, um objetivo. “A saída é por vocês”. Aí a gente traz uma responsabilidade de buscar fazer mais do que já estava fazendo. Mas é isso o que nos move, que nos agrega e nos congrega.” (Rita Josina – Presidente da AFBNB)


“Esses 30 anos da AFBNB mostram que o sonho não acabou. Há 30 anos nós tínhamos uma mobilização histórica dos funcionários do Banco do Nordeste no sentido de criar um instrumento que pudesse lutar pela estabilidade do BNB e também pelo combate às desigualdades regionais. Nós sabemos que quem sabe qual é os objetivos fundamentais, os valores éticos é promover o desenvolver regional e combater as desigualdades sociais. Esse é um sonho de toda a humanidade. Cristo, no sermão da montanha, diz isso; Marx, de uma forma mais científica de abordar a dinâmica da sociedade, também diz. Vamos dizer que têm 2 mil anos de esperança nós temos alguns anos de democracia no Brasil e eu acredito que, nesse sentido e pelas tarefas e problemas grandiosos enfrentado – no sentido de colocar sempre a nossa frente, como um santuário, a igualdade – a gente deve continuar com essa esperança. Essa teimosia é bonita e nesse sentido do que ela (AFBNB)) tem feito e da discussão que todos nós ainda temos que fazer, posso dizer que a AFBNB ainda tem um longo caminho pela frente.” (José Frota de Medeiros  – Diretor de Organização da AFBNB)


“Parabéns à AFBNB, e a seus diretores, por sua incansável luta pelos interesses dos bancários e fortalecimento do BNB” (José Ribamar Pereira [BNB] da agência São Luís Centro (MA), diretor do Sindicato dos Bancários do Maranhão)


“Parabéns AFBNB pelos 30 anos lutando pelos colegas do BNB, lutando para que o Banco do Nordeste, seja sempre um Banco Social, seja o Banco dos nordestinos. Parabéns, amigos Bancários!  (Afonso Magalhães – Banco do Brasil – Pontes Vieira,  Fortaleza (CE) e Oposição Bancária do Ceará)


“Parabéns a todos que fazem a AFBNB, seu corpo funcional, sua diretoria, seus conselheiros, seus representantes, seus associados e os benebeanos de uma maneira ampla. AFBNB, Autonomia e Luta: Lutamos por autonomia, porque (somos) autônomos em relação ao poder central, diretivo, político, de governo, da própria Instituição que gere os funcionários do BNB. Temos autonomia de bandeiras políticas e sindicais porque a Associação é nacional, isto é muito importante dizer com essa renovação da AFBNB. A luta é constante, sem acomodação, porque vemos aquela situação de muitos dirigentes que só vêem a questão da eleição, na AFBNB isso não acontece, toda semana, todo dia a gente vê a sua batalha, recebendo demandas, encaminhando, lutando em Brasília pelos funcionários e pelo próprio BNB, pelo FNE e com bandeiras importantes, como a luta contra a retirada dos recursos do FNE, aumento de juros, enfim. A AFBNB é importante não só do ponto de vista individual, mas coletivo, a AFBNB está aí pra isso, é importante termos uma entidade dessa forma. É também nacional, pois diferente dos sindicatos que ficam restritos a municípios, a AFBNB entra com demandas a nível nacional que ampara a todos. Foi e tem sido assim em ocasiões importantes como ação de desaposentação, FGTS, ações com relação ao Direito do Consumidor, ações na área de Previdência, de saúde junto à Camed, enfim, a AFBNB é tudo isso. Parabéns a todos os benebeanos, à diretoria anterior e atual da AFBNB se assim estamos é porque os que passaram pela AFBNB também ajudaram a se tornar o que ela é hoje. A gestão Autonomia e Luta está de parabéns, conseguimos uma nova sede própria no Bairro do Benfica, ampla, moderna e em condições de melhor atender o seu corpo de associados e órgãos de governo. Muita coisa foi feita pela AFBNB nesses últimos anos e ainda temos muito a fazer, a vida continua. Vida longa a todos do Banco do Nordeste e associados da AFBNB.” (Reginaldo da Silva Medeiros – Diretor Regional de MG/ES e extrarregionais da AFBNB)


Parabéns!! Que a AFBNB se fortaleça cada vez mais, com muito sucesso nas lutas e grandes conquistas. (Zélia Barbosa – associada da AFBNB,  aposentada, Rio de Janeiro – RJ)


Source: Notícias – 400

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome