AFBNB: 34 anos em ação pelos trabalhadores e pelo BNB

114

Hoje, 04 de fevereiro de 2020, a Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) completa 34 anos. A data é especial para as diferentes gerações de trabalhadores do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que constituíram, fizeram e fazem parte dessa história, da concepção às lutas cotidianas, sendo os mesmos os construtores e mantenedores desta Entidade, que traz em seu DNA a marca da luta em defesa dos trabalhadores e do BNB como órgão de desenvolvimento regional.

Ao longo desse período os desafios enfrentados foram inúmeros: ameaças à sustentabilidade do BNB; perseguição a dirigentes da Associação, lutas, ataques aos direitos e conquistas dos trabalhadores, tentativas de desmonte, dentre outros, que mudam conforme a ordem política de plantão. Em todos esses momentos a AFBNB se fez presente, ativa e na vanguarda, desempenhando ações nas mais variadas esferas – imprensa, parlamento, junto à sociedade e à base do próprio BNB – buscando não apenas superá-los, mas, sobretudo, contribuir para que o Banco, em sua missão desenvolvimentista, seja sempre fortalecido.

É uma história de conquistas e vitórias! A começar pela primeira grande bandeira encampada pela Associação – a luta por recursos estáveis e não contingenciados em orçamento para o BNB –  a qual se materializou pela mobilização nacional cujo resultado é celebrado até hoje: a inclusão do artigo que criou os fundos constitucionais na Carta Magna de 1988 – a conquista do FNE no caso específico do BNB, do Nordeste, portanto.

Na recriação da Sudene, a AFBNB estava lá defendendo o Banco! Nos projetos de lei e medidas provisórias que afetam o BNB, a região ou os fundos constitucionais, estava lá fazendo o contraponto! Sempre que tentam desacreditar ou minimizar o papel do BNB e atacar a região, a Associação está mostrando o quanto ele e os trabalhadores são imprescindíveis para o desenvolvimento da Nação!

Embora o seu campo de atuação seja circunscrito à área de atuação do BNB (Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), a AFBNB cultiva a solidariedade de classe e a fé na luta coletiva enquanto caminhos para a superação das desigualdades sociais, econômicas e ambientais, e para a construção de uma sociedade em que haja democracia econômica e justiça social.

Por isso, na data de hoje, concomitante à celebração, é importante e justo reconhecer, e por isto mesmo agradecer a cada um que contribuiu e segue contribuindo para essa história; aos representantes que já passaram pelos nossos encontros de formação, aos dirigentes, mas, sobretudo, a cada associado/a por sonhar conosco o sonho de um Nordeste melhor. A Diretoria da AFBNB reafirma o compromisso com as lutas em defesa da classe trabalhadora, pelo fortalecimento do BNB, dos demais bancos e órgãos públicos, contra a privatização e pela democracia.

Que venham mais 34 anos!

 

Gestão História e Autonomia para lutar

A AFBNB em ação, sempre!

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome