Recentemente o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) formalizou Acordo de Cooperação Técnica com o Governo Federal. O objetivo é “desenvolver ações de colaboração mútua e de interesse público, visando a melhoria da governança e da gestão das parcerias da União, além de projetos de investimento em infraestrutura”. Segundo o Banco, o projeto envolve bilhões de reais.
Trata-se de notícia alvissareira diante das diversas tentativas de se fragilizar o BNB. Há vários anos, por diversos documentos, como na cartilha “Nordeste, sem ele não há solução para o Brasil” (2014) a Associação destaca o assunto, com ênfase para urgente necessidade de o BNB auferir mais recursos, novos “fundings“. Referida abordagem se deu também por diversos debates que a AFBNB promoveu, nos seus fóruns, a exemplo das Reuniões do Conselho de Representantes, audiências, seminários e nas agendas institucionais em Brasília. Um dos pontos do documento sugere “Aportar novas fontes de recursos (fundings) ao BNB, além do FNE, para as aplicações em infraestrutura econômico-social” (pp. 18). (Veja aqui)
A cada novo balanço o BNB supera sua margem de aplicação do Fundo de Financiamento do Nordeste (FNE), gerando bons resultados, que não se resumem apenas ao retorno financeiro de suas operações, mas também no desenvolvimento sustentável da Região Nordeste e de suas atividades produtivas. Dessa forma, acredita-se que o BNB cumpre sua missão institucional e contribui para um BNB e um Nordeste mais fortes.
Nessa perspectiva, a AFBNB seguirá acompanhando os próximos desdobramentos e intensificando suas ações institucionais, seja por meio de sugestões ao parlamento, nas articulações com os trabalhadores, entidades de classe e afins, junto aos diversos segmentos da sociedade.
A AFBNB firme na luta!