AFBNB subscreve nota de solidariedade à negritude e à Zuleide Queiroz

29

Diante de mais um ataque a uma companheira de luta e de ataques racistas em plena semana da Consciência Negra a AFBNB subscreve carta em apoio à professora Zuleide Queiroz após atos de discriminação no aeroporto de Brasília.

Veja nota abaixo

Nota de solidariedade à negritude e Zuleide Queiroz
Racistas: não passarão!

Nesta terça-feira (16/11), uma comitiva de servidores públicos que participavam de ato no Aeroporto de Brasília foi vítima de ataques racistas. Uma pessoa que estava no aeroporto jogou lixo logo em frente ao local onde falava a 2ª vice-presidenta do ANDES-SN, Profª. Zuleide Queiroz, acompanhada de uma banda musical de matriz africana. Essa é a 10ª semana da jornada de lutas contra a PEC 32 em Brasília e, neste dias, a mobilização se soma ao movimento negro na Semana da Consciência Negra.

Esse é o primeiro ataque sofrido por servidores/as após três meses de mobilização com atos semanais nos aeroportos. Isso expõe o racismo enraizado em nossos cotidianos e culturas, o ódio que ainda persiste contra negras e negros e que legitima a violência – física e simbólica – contra a população negra.

As entidades signatárias desta nota repudiam veementemente esse episódio e a falta de iniciativa da segurança e administração do Aeroporto de Brasília, comprovando o racismo institucionalizado que sobrevive neste país. O sindicato também se solidariza com a Profª. Zuleide Queiroz, docente da Universidade Regional do Cariri (URCA), com as demais docentes negras ali presentes e com todos os músicos que estavam no local e foram vítimas desse ato desprezível.

Servidores/as cearenses estão na capital federal participando de mais uma semana de luta para derrotar um projeto nacional de ataque aos/às trabalhadores/as e de desmonte do Estado e dos direitos sociais conquistados.

Assinam esta nota:

ADUFC
Fórum Sindical Popular
Travessia – Coletivo Sindical e Popular
Unidade Classista
União da Juventude Comunista
MUP – Movimento por uma Universidade Popular
Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público – Ceará
Movimento Correnteza
Sinasefe Cariri
Sinasefe Crato
Sindsifce/Sinasefe
Sinasefe IFMG
Sinasefe São Paulo
Sinasefe Manaus
NEABI Canindé
NEABI Boa Viagem
NEABI Limoeiro do Norte
Anna Erika Ferreira Lima – IFCE
Neabi – Camocim
NEABI Cedro
NEABI Tauá
NEABI Tianguá
NEABI Acaraú
NEABI Aracati
NEABI Jaguaribe
NEABI Fortaleza
NEABI Acopiara
NEABI Jaguaruna
NEABI Itapipoca
NEABI Baturité
NEABI Tabuleiro do Norte
NEABI Juazeiro
Coletivo Aquilombar IFCE
Ana Cláudia Uchôa Araújo – IFCE
Fórum de Ações Afirmativas do Ceará
Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – AFBNB

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome