Aniversário da AFBNB – Confira artigo veiculado na imprensa, em comemoração à data

310


Em comemoração aos 30 anos da AFBNB, o Jornal O Estado CE publica hoje, 4, o artigo do diretor de comunicação da Associação, Dorisval de Lima. Nas linhas, a valorização da luta em conjunto da Associação e base, protagonistas de uma bela história de valorização do Banco do Nordeste do Brasil. Confira!



AFBNB, 30 anos: lutas de ontem e de hoje


No dia 4 de fevereiro de 1986, os funcionários do BNB e o Nordeste obtiveram uma importante conquista, a fundação da AFBNB, entidade de classe e aliada da luta pelo desenvolvimento.


Durante três décadas, a AFBNB tem se pautado pelo cumprimento da missão para a qual fora constituída, coerente com os valores e princípios democráticos que devem permear os atos de uma entidade representativa de trabalhadores.


 


Marcante foi a sua inserção no processo constituinte que culminou, em 1988, com a Carta Magna vigente no País, quando se somou aos diversos segmentos da sociedade, inclusive o BNB, no debate junto à classe parlamentar, na luta por recursos estáveis para o banco, para Nordeste enfim. O resultado foi a criação do Fundo de Financiamento do o Nordeste (FNE), a principal fonte de recursos do BNB, e responsável por mais de 50% dos financiamentos de longo prazo da instituição.


 


Mais lutas foram necessárias, a exemplo da regulamentação do artigo constitucional que criou o FNE, a definição do BNB como gestor do fundo, por exemplo. Esse processo contou com atuação decisiva da AFBNB, por meio da mobilização interna no âmbito do banco, interlocução político-institucional, debates e manifestações públicas.


 


Atuante pela preservação e obtenção de conquistas, a AFBNB protagoniza mobilizações para evitar o esvaziamento do BNB e a mutilação de recursos da região. Lutas contra as tentativas de compartilhamento do FNE com outras instituições financeiras, que na realidade representa a retirada de recursos da região, a busca por mais fontes de recursos para o BNB e aumento do capital social do banco, a contraposição aos ataques que são lançados ao banco exemplificam e dão o testemunho dessa ação.


 


Vale destacar a recente luta contra a PEC 87/2015, a qual objetiva inserir os Fundos Constitucionais no rol da Desvinculação de Receitas da União (DRU) pela retirada de 30% dos recursos do FNE no caso do Nordeste, e a luta contra resolução 4.452 do Conselho Monetário Nacional, que elevou a taxa de juros dos Fundos Constitucionais, ora encampada pela AFBNB.


Ações como essas, somadas às lutas em defesa dos trabalhadores pela preservação e obtenção de conquistas para estes, proporcionaram à AFBNB o reconhecimento dos seus representados e da sociedade. Isto também deve ser observado quanto à gestão do BNB, por ser a associação uma legítima entidade representativa dos funcionários do banco. Todo apoio à luta da associação! Vida longa à AFBNB.


 


Dorisval de Lima


Diretor de Comunicação e Cultura da Afbnb


Source: Notícias – 400

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome