Associação pauta demandas dos trabalhadores com Diretoria de Planejamento do BNB

152

Na última segunda-feira (29) ocorreu reunião entre a AFBNB e o Diretor de Planejamento do Banco, Aldemir Freire. A Associação foi representada pela Diretora-Presidente da AFBNB Rita Josina, pelos diretores Dorisval de Lima, Assis Araújo e Francisco Ribeiro (Chicão) e por Valéria Silva, Conselheira Fiscal.

Rita Josina fez um breve relato sobre o histórico da AFBNB, com destaque para a luta em defesa dos trabalhadores, conquista do FNE e fortalecimento do BNB. Falou das ações da entidade diante das recorrentes tentativas de ataque ao Banco e ao FNE. Desta forma destacou a inserção da entidade em Brasília, sobretudo no Congresso Nacional, interlocução com parlamentares e acompanhamento de projetos de lei pertinentes ao Banco.

Embora não seja ponto específico da pasta, a questão dos Recursos Humanos do BNB foi ponto de pauta, bem como demais aspectos quanto aos processos internos. “Alertamos constantemente para que o BNB tenha uma boa ambiência para os que estão chegando e para os que já atuam no Banco, com a necessidade de processos transparentes, seguros e tempestivos, sobretudo nas agências, cuja melhoria das condições de trabalho devem ser condizentes com um banco de desenvolvimento”, pontuou.

Valéria Silva reiterou a preocupação com os Técnicos de Campo e Agentes de Desenvolvimento considerando-os essenciais para o cumprimento da missão do BNB na sua área de atuação. Terceirização, precarização das condições e processos de trabalho dessas funções estiveram em pauta com a cobrança de uma política que valorize e que dê as condições adequadas para a execução das atividades, considerando o conjunto dos trabalhadores do Banco.

Os diretores ainda pautaram a atuação do BNB na implementação das políticas públicas, a presença nos debates temáticos regionais, o fortalecimento do ETENE e o acompanhamento das discussões sobre o Fundo da Caatinga e do Hidrogênio Verde.

O Diretor Aldemir informou que trabalha para ampliar e fortalecer o papel do BNB e sua atuação. Contou que o trabalho com os governadores do Nordeste e o Congresso Nacional tem sido importante para evitar novas ameaças ao Banco. “Queremos trazer um diálogo com a própria categoria. Identificar o que dá certo e revisar as trilhas de capacitação, com atualizações constantes”, afirmou o Diretor.

Rita Josina definiu o encontro como positivo. “Demos as boas-vindas ao diretor, mas também não deixamos de abordar os diversos gargalos que o Banco enfrenta atualmente nas mais diversas frentes, sejam institucionais, funcionais ou no tocante à dignidade previdenciária e de saúde. A AFBNB se colocou à disposição para debater sobre esse ciclo de melhorias e novas ações em defesa dos trabalhadores e do BNB”, avaliou.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome