Bancos devem explicações sobre golpe do boleto

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Diversos bancos e organizações financeiras terão de se explicar sobre o recente aumento nas ocorrências do golpe do boleto. O crime virtual vem acontecendo através do vazamento de dados da população. Os criminosos enviam links de boletos bancários para falsos pagamentos aos usuários das empresas.

Através do nome completo, CPF e número de telefone da vítima, as quadrilhas enviam mensagens com ofertas de renegociação de dívida ou até mesmo desconto em um pagamento à vista da fatura do cartão. Ao clicar no link, o usuário é redirecionado para páginas que simulam fielmente o layout de bancos, tornando mais crível que a proposta é real, e logo após é gerado um falso boleto, finalizando o golpe.

De acordo com o Relatório de Vazamentos de Dados, publicado por empresas de segurança cibernética, nos primeiros meses de 2021 houve um crescimento de 785% no vazamento de informações em relação ao mesmo período de 2020.

Cabe, agora, os bancos responderem quais são os mecanismos de segurança para que consumidores possam consultar a autenticidade dos boletos. As empresas também terão de explicar aos clientes se existem outras medidas e planos de ação sendo desenvolvidos para poder frear a incidência do golpe, além de esclarecer sobre as medidas de identificação de fraude.

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