Equipe Focus
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O Banco do Nordeste (BNB) prorrogou o prazo para recebimento de inscrições de projetos em editais de seleção para patrocínio de ações institucionais, mercadológicos e culturais. O período de inscrição, que terminaria no dia 3 de fevereiro, passa a seguir até o dia 3 de março. A vigência do edital também foi prorrogada até 31 de dezembro de 2024, sete meses a mais em relação à previsão inicial. As propostas devem ser enviadas por meio do portal BNB na internet.
Os demais prazos do processo também sofreram alteração. Para os projetos inscritos no edital de patrocínio do segmento institucional e mercadológico, o anúncio das propostas selecionadas ocorrerá em maio deste ano e sua execução deve ser realizada entre 1º de julho de 2023 e 31 de dezembro de 2024. Para as inscrições pleiteando patrocínio no segmento cultural, o anúncio da seleção ocorrerá em junho deste ano e sua execução deve ser feita entre 1º de agosto de 2023 e 31 de dezembro de 2024.
Além da mudança nos prazos, houve alternação na exigência das comprovações referentes à autorização para captação de recursos com fundamento no Art.18 da Lei 8.313 (Lei de Incentivo à Cultura). A documentação deixa de ser exigida na fase de inscrição, sendo necessária sua apresentação somente após o projeto ser selecionado.
O valor máximo de patrocínio por proposta é de até R$ 200 mil. A cota para cada proposta será estabelecida por meio de avaliação efetuada na etapa de negociação, assim como o período de realização dos projetos. As ações devem ser executadas, prioritariamente, na área de atuação do Banco do Nordeste, que compreende os estados nordestinos e ainda o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo.
Para os segmentos institucional e mercadológico, também poderão ser apoiados projetos executados em outros estados do território nacional, desde que apresentem potencialidade para geração de trabalho e renda e fortalecimento de cadeias produtivas da área de atuação do Banco ou que estejam em consonância com políticas, programas e ações do BNB. São considerados eventos institucionais aqueles que favorecem a divulgação da imagem do BNB para promover seu posicionamento e consolidar sua imagem como instituição financeira que atua em prol do desenvolvimento da região Nordeste. Já os projetos mercadológicos são aqueles que contribuem para a alavancagem dos negócios do Banco, a exemplo de feiras e exposições.
O edital de patrocínio para o segmento cultural apoia ações ligadas a artes cênicas, artes visuais (exposições), humanidades (apresentações literárias, publicação de livros de arte, ações de incentivo à leitura e festivais), música (erudita ou instrumental) e cinema (mostras e festivais).
Os critérios de seleção consideram as contribuições dos projetos para o enriquecimento sociocultural da população e sua afinidade com a missão e os valores do Banco do Nordeste, que se pautam pela promoção de cidadania, ética, sustentabilidade e respeito à diversidade.
Os editais de patrocínio e respectivos aditivos podem ser consultados na íntegra no portal do Banco do Nordeste.