Encontro com novos trabalhadores do BNB: Associação apresenta e faz convite para o engajamento nas lutas

227



Na manhã da última terça-feira (15) a AFBNB realizou mais um encontro com novos funcionários do BNB, por ocasião do seminário de integração, no Passaré, em Fortaleza (CE). A presidenta Rita Josina, o Diretor de comunicação, Dorisval de Lima e o Presidente do Conselho Fiscal, Henrique Barroso fizeram um retrospecto da trajetória de lutas da Associação, com ênfase inicial para o contexto da sua criação, 29 anos atrás, quando a entidade já a partir de então se inseriu fortemente nas lutas institucionais pelo fortalecimento do BNB e do Nordeste, além das lutas específicas pelos direitos dos trabalhadores do Banco e da classe em geral. Na sequência discorreram sobre várias bandeiras marcantes, com destaque para a luta pelo FNE, recursos estáveis para o BNB, aumento do capital social do Banco, plano de cargos e salários, isonomia de tratamento, questões previdenciária e de saúde, melhores condições de trabalho, fim do assédio moral, reintegração de colegas demitidos injustamente, entre várias outras também necessárias.


Um ponto destacado foi a luta presente, levada a cabo pela Associação, contra a PEC 87/2025, que objetiva retirar recursos dos fundos constitucionais, caracterizada pelos diretores da Associação como uma temeridade e uma ameaça ao BNB e a própria região Nordeste.


Os dirigentes da AFBNB enfatizaram sobre a necessidade da organização dos trabalhadores, no sentido de que os mesmos reflitam sobre essa questão, fortaleçam as suas entidades representativas – Associação e Sindicatos -, e participem ativamente das lutas que são peculiares das relações do capital e trabalho. Neste sentido tomaram como exemplo a campanha salarial, ora em andamento, para que os mesmos desde já se engajem no movimento. Assim, diretores puderam interagir com os colegas a partir de questionamentos e ponderações dos mesmos acerca dos distintos papéis que cabem à AFBNB e aos sindicatos, bem como quanto às ações conjuntas que podem ser encaminhadas por ambas e aspectos da conjuntura política e econômica.


Ao final, os diretores reforçaram a importância da adesão à AFBNB para a intensificação das lutas, para que os mesmos possam ser representantes de base e agentes diretos desse movimento, inclusive na qualidade de futuros dirigentes da Entidade. Na oportunidade ocorreram novas filiações, o que é marcante na relação com os seus representados no tocante às lutas que a entidade encampa.


Não à PEC 87/2015 e à retirada de recursos do BNB!


Todo apoio à luta da AFBNB!


Gestão Autonomia e Luta


Source: Notícias – 500

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comentário
Seu nome